Foi realizado no dia 27 de maio de 14, na sede da Organização dos Seringueiros de Rondônia – OSR, reunião para definir diretrizes para organização do encontro estadual de Extrativistas, previsto para os dias 14 e 15 de agosto deste ano. Além de representantes da OSR, estiveram presentes representantes de três organizações não governamentais de Rondônia de assessoria, Ação Ecológica Guaporé/Ecoporé, Centro de Estudos Rioterra e Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.
Para o presidente da OSR, Valdemi Ferreira de Melo, está na hora de chamar o movimento para o debate político para debater o futuro das reservas extrativistas no estado de Rondônia, as quais vêm sendo pressionadas dia-a-dia especialmente pela ausência ou ineficácia de politicas públicas no setor.
Na oportunidade aproveitou-se para fazer uma breve análise do movimento de seringueiros, destacando as principais conquistas históricas, bem como foram analisados aspectos dos últimos anos das organizações que representam a classe e as principais ameaças e oportunidades que surgem para as comunidades.
O Encontro Estadual de Extrativistas trará como foco principal o futuro das RESEX em Rondônia e promete ser um divisor de águas para o atual cenário que se coloca no estado de Rondônia.
Fonte: ONG Ecoporé