O Centro de Estudos Rioterra e a Fundação Bernard Van Leer iniciaram em agosto projeto voltado à primeira infância nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim, Rondônia e Humaitá e Lábrea, sul do Amazonas, como forma de melhorar as condições de desenvolvimento desta faixa etária.
Estas áreas foram escolhidas pelos altos índices de violência associadas aos contexto político e econômico vividos, elevada taxa de mortalidade infantil e falta de aparatos públicos para o atendimento das famílias.
O principal objetivo da parceria no momento é diagnosticar o contexto social e problemas familiares que impactam, negativamente e positivamente, o desenvolvimento das crianças que habitam a área rural destas localidades a fim de propor um plano de atividades para 2015 alicerçado nas demandas prioritárias.
“Estamos estudando o que acontece e conhecendo os atores sociais para podermos compreender quais os fenômenos envolvidos. Assim poderemos propor ações que realmente acrescentem às vidas das pessoas que estão nesta região, público histórica e socialmente excluídos. Também queremos atuar em parceria com os agentes de saúde e poder público destas regiões. Acredito que poderemos, a partir dos estudos e de nossas atividades, contribuir para a geração de políticas que atendam as crianças entre 0 e 5 anos de idade no sul do Amazonas e norte de Rondônia“, comentou Alexis Bastos, coordenador de programas do CES Rioterra.
O projeto prevê ainda uma série de intercâmbios, capacitações e oficinas entre os membros do CES Rioterra, pesquisadores, agentes de saúde e órgãos públicos que atuam nestes municípios para melhorar a qualificação das equipes no tocante ao tema.