Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

PRODUÇÃO DE MUDAS É TEMA DE CURSO NO QUINTAIS AMAZÔNICOS

foto-materia

 

O CES Rioterra e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, realizarão entre os dias 22 e 26 de setembro, no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, curso sobre produção de mudas tendo como tema principal o emprego de técnicas de enxertia.

O curso, uma das ações previstas pelo projeto Quintais Amazônicos, com apoio financeiro do BNDES através do Fundo Amazônia e realizado pelo CES Rioterra, será ministrado pelo engenheiro agrônomo da CEPLAC da Bahia, José Milton Conceição, especialista no assunto que há anos se dedica ao desenvolvimento desta prática para o cacau.

Este é um conhecimento muito valorizado no setor produtivo de fruticultura, devido as possiblidades de emprego das técnicas e melhoramento dos frutos e árvores, bem como pela raridade de profissionais ligados a área que dominam a prática.

“A enxertia é um método de propagação vegetativa de plantas, muito utilizada na produção de mudas de frutíferas. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos (partes) de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes. Possui amplo uso comercial na produção de frutas, pois assegura as características da planta que se quer multiplicar, propicia floração e frutificação em períodos mais curtos, permite a utilização de plantas resistentes a certas enfermidades e pragas, permite modificar o porte das plantas, pode ser usada para restaurar indivíduos substituindo a copa e também, possibilita a geração de frutos melhores”, disse Adriano Ramos, engenheiro florestal do CES Rioterra.

“Espera-se que com o curso, estas técnicas sejam utilizadas em outros viveiros do estado e que assim seja disponibilizado aos agricultores familiares material genético de melhor qualidade, que permita maior produtividade e sejam mais resistentes a doenças”, complementou Uéliton Pinheiro, técnico agrícola.

“Uma programação intensa de cursos está prevista para o segundo semestre deste ano. É importante que as pessoas interessadas se mantenham informadas para que possam fazer suas inscrições logo que as vagas são abertas”, falou Janaina Alves, educadora do CES Rioterra.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »