Em cerimônia na Câmara Municipal de Cujubim, sexta-feira, 26, mais de 100 agricultores receberam o CAR – Cadastro Ambiental Rural. A ação do Centro de Estudos Rioterra, que faz parte do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Socioambiental, busca apoiar a regularização ambiental em municípios de Rondônia que possuem um histórico de elevados índices de desmatamento no Estado como Cujubim.
“Buscamos formas alternativas para promover o desenvolvimento econômico nesses municípios e o CAR é uma de nossas ações. Apoiar a agricultura familiar na transição de um modelo de exploração florestal com muita emissão de carbono para um modelo de agricultura sustentável de baixa emissão é nosso compromisso”, afirmou Alexis Bastos, coordenador de projetos do CES Rioterra.
Entre as autoridades presentes, a secretaria municipal de agricultura de Cujubim, Rosa Becker, destacou os benefícios que esse trabalho proporciona. “Com o CAR o produtor tem sua propriedade regularizada ambientalmente e passa a ter vantagens como acesso a créditos para financiamento rural”, destacou.
“Além de receber o CAR gratuitamente, estou aprendendo formas alternativas de utilizar minha terra para meu sustento preservando a natureza. Isso é bom”, contou Adilson Alves Rodrigues, proprietário de um sítio na Linha B-90, Gleba 04, em Cujubim.
O CAR
Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente/SINIMA, o CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Obrigatório em todo país, em Rondônia, ele é feito em uma plataforma on line disponibilizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental/SEDAM. Através de Termo de Cooperação com a Sedam, o CES Rioterra se habilitou para realização do cadastramento e tem feito gratuitamente o CAR para propriedades de agricultores familiares (até 240 hectares) dos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim.
Produtores rurais dos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim que possuem propriedades rurais com até 240 hectares interessados em fazer o CAR podem procurar informações no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste.