O município de Antonina, no Paraná, sediou entre os dias 22 e 24 de setembro, o Seminário Nacional sobre “Diálogos para Implantação da Nova Lei Florestal”. O evento foi realizado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina – Ademadan, patrocinado da Petrobras através do Programa Socioambiental, em parceria com IMCBIO, UFPR e Prefeitura de Antonina.
Dentre os presentes, destacaram-se os representantes de várias instituições nacionais que desenvolvem projetos patrocinados pela Petrobras, ligadas ao meio ambiente, como CES Rioterra, representando a sociedade civil da região norte e entes públicos como Ministério do Meio Ambiente/MMA, Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES.
O Seminário teve como objetivo principal disseminar práticas positivas e estabelecer diálogos entre os diferentes atores envolvidos com questões ambientais para o cumprimento da nova lei florestal. Dentre os pontos debatidos, está a necessidade de difusão de experiências em cada bioma sobre recuperação e conservação de florestas, bem como a criação de uma agenda comum voltada para unir esforços com o intuito de regularizar ambientalmente as propriedades rurais na busca de melhores ambientes produtivas e de conservação.
Confira algumas fotos do evento: