O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia (RIOTERRA), em parceria com a Coordenadoria do Agroextrativismo, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a gerência da Floresta Nacional do Jamari (FLONA do Jamari), executou em 2007, o projeto Germinando Mudanças Sustentáveis para proporcionar inclusão de gênero, melhoria de renda das mulheres do município de Itapuã do Oeste (RO) e conservação ambiental na região. Mais de quarenta mulheres foram capacitadas em confecção de biojóias e artesanatos.
Além destes cursos, receberam treinamentos em design, ecologia da floresta, comunicação e cooperativismo, demonstrando a preocupação de todos os envolvidos em utilizar de forma sustentável os recursos naturais e fortalecer o capital social local.
Desse projeto, foi criada a Cooperativa de Biojóias e Artesanatos de Mulheres de Itapuã do Oeste (COOPBIAMIO). Apesar de ser uma entidade nova, a Cooperativa participa e monitora o desdobramento de políticas públicas, como o processo de concessão florestal que está em curso na FLONA. As mulheres participaram da audiência pública realizada no município de Itapuã do Oeste, propondo que algumas espécies de uso tradicional, como as copaibeiras, fossem retiradas da lista de árvores que poderiam ser abatidas, pois poderiam causar prejuízos não só econômicos, como culturais.
A parceira entre a RIOTERRA, COOPBIAMIO e FLONA DO JAMARI vem sendo fortalecida. Neste ano de 2008, serão realizados investimentos para o fortalecimento do capital social local através de cursos de capacitação e inserção do grupo na Central de Comunicação Territorial Madeira Mamoré, um espaço de comunicação alternativo, especialmente criado para possibilitar o acesso de comunidades com fracos aparatos de comunicação à informação. Espera-se com a inclusão, estabelecer e facilitar a disseminação das questões socioeconômico e ambientais do Território Madeira Mamoré, como a concessão florestal da FLONA DO JAMARI, provocando o debate mais qualificado entre a sociedade regional. !