Aconteceu entre os dias 14 e 19 de março, no Rio de Janeiro, o “100 x 100 Brasil”, atividade que encerrou o projeto Brasil 3.0, realizado pelo Cinema Nosso, com patrocínio da Petrobras através do Programa Socioambiental.
O objetivo da ação é democratizar o acesso à informação para comunidades rurais e periféricas da área urbana através do audiovisual. Além dos representantes de Rondônia, participaram atores sociais do Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Niterói e do Rio de Janeiro.
“Esse evento tem como principal finalidade dar voz às populações, pois geralmente suas histórias são contadas por pessoas externas, que não vivem o cotidiano das comunidades. Com o projeto, possibilitamos aos participantes, protagonismo e autonomia com este tipo de iniciativa. A partir de agora, eles podem mostrar ao mundo suas realidades, mas a partir da perspectiva deles”, falou Mércia Britto, diretora do Cinema Nosso.
“Nosso desejo é ampliar a participação popular e empoderar pessoas através do audiovisual, uma linguagem moderna, que atrai jovens e tem um poder fantástico nos dias de hoje. Já estamos discutindo com outras instituições, inclusive a Rioterra para levarmos esse tipo de ação para outros lugares além do Rio de janeiro, favorecendo assim, ainda mais acesso à juventude”, complementou Luis Lomenha, Fundador do Cinema Nosso.
“Estamos nos organizando para receber uma etapa do projeto em Rondônia, quem sabe ainda esse ano. Este é um tipo de iniciativa que gostamos de apoiar, pois a autonomia que estas pessoas ganham após passar por um processo intenso de formação como este, que além das técnicas faz refletir sobre cada realidade vivida, nos anima muito”, disse Alexis Bastos, coordenador do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Socioambiental.