A influência e os efeitos de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Jenipapo no Viveiro de Itapuã do Oeste é tema do artigo científico que será apresentado pela estudante de biologia Jaime Gomes, estagiária do Centro de Estudos Rioterra, no III Simpósio Regional de Pesquisa Científica e Tecnologia de Rondônia, realizado pelo Grupo Educacional São Lucas de 24 a 26 de abril, em Porto Velho.
A pesquisa foi orientada pelos engenheiros florestais Iara Barberena, Felipe Sbrissa e a docente de Biologia da São Lucas, Ana Cristina de Souza. O experimento foi realizado entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019 com seis tratamentos distintos, porções diferentes de terra de subsolo, palha de arroz carbonizada e pó de serra carbonizado. Foram realizadas 22 repetições de cada um deles nesse período.
As plântulas do Jenipapo – o embrião já desenvolvido, recém-nascido – foram selecionadas observando uma padronização de tamanho, antes de serem transferidas para as sacolas de polietileno. Todas as mudas foram igualmente irrigadas e receberam duas adubações via fertirrigação. Na avaliação do desenvolvimento das amostras foram observados altura da planta, diâmetro da altura do colo, comprimento da raiz e massa seca total.
Ao final, os pesquisadores observaram que as plantas que receberam o tratamento com maior proporção de terra de subsolo foram as que mais se desenvolveram. De acordo com Jaime Gomes “isso se dá, provavelmente, pela presença de componentes orgânicos e minerais na terra de subsolo”, afirma.
A hipótese levantada com relação às plantas que apresentaram menor desenvolvimento é de que a presença de componentes carbonizados totais aumentou a carga de carbono do substrato, tornando os nutrientes indisponíveis.
O Semeando Sustentabilidade é executado pelo CES Rioterra com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Para aderir ao projeto e acessar os seus benefícios, os agricultores e agricultoras familiares podem entrar em contato com o organização em Porto Velho pelo telefone (69) 3223-6191, diretamente no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste ou pelos telefones (69) 3231-2583 e (69) 9 9207-7376, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Mais informações no site http://semeandosustentabilidade.org/