Os agricultores conhecerão o campo experimental de café, onde são realizados experimentos de melhoramento genético e tratos culturais das espécies Coffea canephora e Coffea arábica.
De 14 a 16 de maio, acontece em Ouro Preto do Oeste e Cacoal o I Intercâmbio do Café, promovido pelo projeto Plantar, o evento contará com a participação de 25 agricultores familiares que praticam a cafeicultura no município de Machadinho D’Oeste. Serão três dias de imersão, onde os participantes terão acesso às boas práticas de manejo, beneficiamento e um panorama da cultura no Brasil e no mundo.
O projeto conta com parceria da Embrapa neste curso e, na primeira parada, em Ouro Preto do Oeste, os agricultores conhecerão o campo experimental de café, onde são realizados experimentos de melhoramento genético e tratos culturais das espécies Coffea canephora e Coffea arábica, utilizadas por agricultores familiares na região.
Em Cacoal, farão uma visita a propriedade de referência na produção de café do proprietário Ronaldo Silva, ganhador do Concafé 2017/2018 – Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, promovido pelo Governo de Rondônia, e visitarão uma indústria de beneficiamento e comercialização do café, que tem entrado no mercado de grãos especiais, um mercado crescente e lucrativo.
“O objetivo é compartilhar informações e mostrar diferentes formas de manejo sustentável do café, acesso a mercado e valorização do produto, aumentando e melhorando a qualidade de produção e renda dos agricultores familiares em Rondônia” disse Bruna Oliveira, educadora do CES Rioterra.
O Plantar é um projeto pioneiro no país, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.