O Centro de Estudos Rioterra em parceria com Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) realizaram no dia último 09 de outubro, em Itapuã do Oeste, o Dia de Campo do Cacau. O evento teve como objetivo orientar os produtores rurais para o manejo adequado da lavoura cacaueira. Dentre os assuntos abordados discutiu-se desde cuidados na implantação do sistema até os futuros tratos culturais como técnicas de poda, manutenção, controle de pragas e doenças.
Foram apresentados dados de estudos feitos pela CEPLAC desde 2002 em propriedades da região mostrando os variados arranjos produtivos e consórcios do cacau com outras espécies arbóreas. Estas proporcionam além do aumento da biodiversidade no sistema, o sombreamento necessário ao cacaueiro. A diversificação desses sistemas de produção possibilita ao agricultor familiar aumento de renda com outros produtos e promove a segurança alimentar nas propriedades rurais com a inserção de espécies como a pupunha, açaí e cupuaçu.
Essa ação faz parte do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem a parceria da Prefeitura de Itapuã do Oeste, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBIO, a Universidade Federal de Rondônia/UNIR e conta com o apoio da prefeitura de Cujubim, Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, Superintendência de Patrimônio da União/SPU e do Serviço Florestal Brasileiro.!