O CES Rioterra realizou no último dia 08 de maio em Itapuã do Oeste/RO, intercâmbio entre produtores rurais. A atividade foi feita em parceria com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, que mobilizaram agricultores familiares dos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, Rondônia, para conhecer parte das ações do projeto “Quintais Amazônicos”, que tem apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.
Em visita a Floresta Nacional (FLONA) do Jamari, gerida pelo ICMBio, os produtores conheceram o que é uma unidade de conservação, seus objetivos e importância, participaram do procedimento de marcação de matrizes florestais destinadas à coleta das sementes, discutiram sobre ecologia da floresta, manejo e conservação de solos.
Após percorrerem a trilha de educação ambiental na FLONA do Jamari, foi realizada uma parada no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde puderam observar o processo de produção de mudas a partir das sementes coletadas na unidade de conservação, todas usadas para produzir mudas voltadas à recuperação de áreas degradas e apoiar a regularização ambiental de propriedades rurais da agricultura familiar na região.
A atividade contou também, com visita a uma propriedade rural que foi beneficiada pelo trabalho de recuperação de áreas. No local foram discutidas questões sobre zoneamento de propriedades rurais e problemas como compactação de solos, erosão e assoreamento de rios.
“Atividades como esta, evidenciam o desejo que o produtor possui em buscar conhecimentos sobre formas de produção que alie melhoria de renda e conservação do meio ambiente” disse Alexandre Queiroz, do setor de educação do CES Rioterra.