Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agricultores familiares de Cujubim participam de curso de Boas Práticas para o Cultivo Cacaueiro em Sistemas Agroflorestais

Nesta quinta (26) e sexta-feira (27), agricultores familiares do município de Cujubim participam do curso de Boas Práticas para o Cultivo Cacaueiro em Sistemas Agroflorestais, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, por meio do projeto Semeando Sustentabilidade, em parceria com a Comissão Executiva de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Cerca de 20 beneficiários participam  da atividade.

O escoamento da produção está entre as dificuldades enfrentadas pelos produtores e a implementação de boas práticas neste contexto visa uma melhoria na qualidade e retorno financeiro, agregando valor por meio de tratos desde o plantio até o beneficiamento dos frutos, explica o coordenador de Educação do CES Rioterra, Alexandre Queiroz.

O sistema agroflorestal também agrega a renda do agricultor familiar através da combinação de cultivos agrícolas e florestais em uma mesma área, gerando, ainda, benefícios ambientais para a propriedade.

Agricultores durante o curso de boas práticas na produção cacaueira

Durante os dois dias de curso, os participantes vão compartilhar de técnicas para produção de mudas, escolha de área e preparo para o plantio, tratos culturais a serem empregados  e, ainda, beneficiamento e produção do cacau. A programação ainda conta com parte prática, com a produção de biofertilizante e, ainda, uma visita a uma propriedade em produção.

O projeto Semeando Sustentabilidade é executado há 10 anos em Rondônia pelo CES Rioterra –  instituição filiada a Agência Internacional de Cooperação Amazônica (AICA) – e tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Rioterra © 2025. Todos os direitos reservados.

Translate »