Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

AGRICULTORES DE ITAPUÃ DO OESTE APRENDEM A MELHORAR O PLANEJAMENTO DA PROPRIEDADE

DSC09876

O Centro de Estudos Rioterra realizou junto aos produtores rurais de Itapuã do Oeste nos dias 15, 16 e 17 de março, o curso de “Zoneamento de Propriedades Rurais”, no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste.

Inicialmente foram abordadas informações sobre o que é zoneamento e como se aplica à propriedade rural, ferramentas que podem ser utilizadas no planejamento, principalmente o produtivo, além da importância do levantamento dos potenciais da propriedade rural, relacionados à recursos naturais disponíveis e infraestrutura.

Em oficinas realizadas durante o curso, os agricultores puderam mostrar a organização atual de suas propriedades, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos para melhorar a organização, adequando produção e conservação, através de técnicas agroecológicas como Sistemas Agroflorestais – SAFs, rotação de cultura e técnicas de adubação orgânica aplicada às atividades produtivas.

Em visita a propriedades rurais, os agricultores observaram e discutiram as diferentes formas de organização da atividade, além de visitarem as áreas de recuperação e os modelos de planejamento produtivos que foram utilizados.

No decorrer do curso, houve diversos depoimentos sobre erros e acertos dos agricultores em suas atividades produtivas, de modo que todos pudessem entender a importância dos conhecimentos gerados.

Essa ação faz parte do projeto “Quintais Amazônicos”, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra e apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES, através do Fundo Amazônia.

 

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »