Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Centro de Estudos Rioterra Discute Ações com Lideranças Suruí.

As lideranças do Povo Suruí/ Paiter Almir Narayamoga Suruí, Coordenador da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, José Itabira Suruí, vereador eleito do município de Rondolândia/MT e Celso Natin Suruí, Secretário do Fórum Paiter iniciaram no dia 18 de fevereiro de 2009, na sede do Centro de Estudos Rioterra, uma série de discussões o para desenvolvimento de atividades voltadas a valorização cultural indígena e projetos de geração de renda alternativa para a etnia.

Os Suruí de Rondônia se autodenominam Paiter, que significa em nossa língua “gente de verdade”. Habitam a Terra Indígena Sete de Setembro, localizada no município de Cacoal, em Rondônia. Uma região com elevados índices de degradação ambiental e problemas sociais, como falta de regularização fundiária e extração ilegal de recursos naturais em áreas protegidas.

A Rioterra já desenvolveu parceria com os Suruí, através de projeto de documentação de terras indígenas, que deu origem, ao documentário “Mapimaí, A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter”. O documentário recebeu o prêmio do Ministério da Cultura “Povos Indígenas Ângelo Cretã”, em 2006.

Dentre as discussões e ações inicialmente previstas, está o registro da história dos Paiter. Os trabalhos deverão iniciar em março deste ano.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »