Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CES Rioterra realiza visitas às associações de pequenos produtores que participam do Projeto Quintais Amazônicos

DSC_4354

As associações rurais são um importante instrumento de luta e de cidadania dos agricultores familiares. Reunidos em torno de objetivos comuns, a ação coletiva possibilita a eles pleitear direitos nas mais diversas áreas. Através do associativismo é possível ampliar o acesso a bens e serviços, como a aquisição de instrumentos de trabalho e a comercialização da produção. Além disso, muitos benefícios e incentivos do governo voltados para o pequeno produtor rural só podem ser acessados através de associações.

O Centro de Estudos Rioterra, com o apoio do STTR (Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim, deu início em janeiro de 2015 a elaboração de um diagnóstico socioeconômico das associações rurais nesses dois municípios. Até o momento foram realizadas visitas à diretoria de onze associações com o objetivo de coletar informações sobre seus históricos de criação, averiguar in loco seu funcionamento e situação administrativa, financeira e jurídica. As associações de Machadinho do Oeste também participam desta ação e serão visitadas em fevereiro.

Após a elaboração do diagnóstico socioeconômico das associações dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho D’Oeste, o CES Rioterra, por meio do projeto “Quintais Amazônicos”, apoiado financeiramente pelo BNDES, através do Fundo Amazônia tem o objetivo de oferecer aos pequenos produtores rurais, cursos e oficinas de capacitação voltadas para a produção sustentável e o associativismo rural a fim de melhorar os aspectos de gestão e inclusão econômica, bem como o controle social nestas regiões.

DSC_4463

 

Rioterra © 2025. Todos os direitos reservados.

Translate »