Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

COMEÇOU O II SEMINÁRIO PERSPECTIVAS FLORESTAIS PARA A CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

foto-00

Foi aberto ontem, 15 de maio, o Seminário “Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia”, cujo tema principal deste ano são as mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia.

O evento, realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia, pelo Centro de Estudos Rioterra, contou com a participação de representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira/CEPLAC, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA, Universidade Federal do Paraná/UFPR, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM, Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Fundação Nacional de Saúde/FUNASA e Ação Ecológica Guaporé dentre outras instituições governamentais e não governamentais.

foto-01

Na plenária, além de técnicos, muitos universitários interessados em discutir a temática, uma vez que o assunto tem sido amplamente abordado na mídia nacional devido as cheias do rio Madeira.

foto-05

A palestra de abertura foi realizada pelo geógrafo Alexis Bastos, Coordenador de Programas do CES Rioterra, que apresentou o projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, e seus resultado até o presente. Foram enfatizadas questões relacionadas não apenas aos benefícios ambientais, mas aos aspectos sociais e econômicos que o projeto proporciona aos agricultores familiares, bem como sua grande capacidade de replicação para outros locais da Amazônia.

alexis2

Em seguida o Prof. Dr. Carlos Sanquetta da UFPR, apresentou a palestra sobre “Mudanças Climáticas e o Último Relatório do IPCC”.  O IPCC, sigla traduzida para o português que significa Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, do qual o professor Carlos Sanquetta é representante do Brasil para questões florestais é um órgão estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para avaliar as mudanças climáticas ocorridas no planeta Terra.

sanketa02

Em sua palestra o Prof. Sanquetta destacou as mudanças que deverão ocorrer nos próximos acordos internacionais para regulação de emissões no combate ao aquecimento global, com o estabelecimento de metas para todos os países, inclusive aqueles em desenvolvimento. Falou também dos avanços das políticas de conservação através de projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação/REDD, que muito interessam para a Amazônia.

Ao final os presentes puderam fazer perguntas e participaram de um coquetel.

foto-06

Hoje a partir das 15:30 (horário de Brasília) o evento será retomado com transmissão ao vivo pelos sites: www.rioterra.org.br e www.semeandosustentabilidade.org . Não perca.

 

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »