Nos dias 23 e 24 de abril de 2015, o CES Rioterra realizou “Dias de Campo” junto a agricultores familiares dos setores rurais Américo Ventura e B-90 em Cujubim/RO, através do projeto “Quintais Amazônicos”, que tem apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.
O Dia de Campo teve como objetivo discutir questões sobre uso e conservação de solos com os agricultores a partir das experiências e práticas cotidianas. “A possibilidade de unirmos os conhecimentos dos agricultores com o dos técnicos é fundamental para as ações de conservação da Amazônia. Não adianta desenvolvermos estudos sem que possamos repassá-los de forma simples aqueles que usam a terra. Além disso, aprendemos muito, pois a prática vem dos agricultores e não de nós. Foi maravilhoso poder ver a união destes dois conhecimentos”, disse Ravena Mendonça, organizadora da atividade.
Além das ações sobre uso e conservação dos solos, foram repassadas técnicas sobre manutenção de áreas recuperadas, tratos culturais de sistemas agroflorestais e lavouras de café onde os agricultores colocaram em prática seus conhecimentos sobre poda e adubação.
Iniciativas como esta realizadas pelo CES Rioterra estimulam ainda mais a determinação e união dos agricultores familiares visando a melhoria de suas propriedades, melhoria da qualidade de vida, renda familiar e a oportunidade de compartilhar conhecimentos, requisitos fundamentais para sustentabilidade da Amazônia.
Veja algumas fotos das visitas no link: http://goo.gl/BW3DnY