O curso ministrado pelo Centro de Estudos Rioterra sobre Ecologia da Floresta, possibilitou a 21 alunos universitários dos cursos de Gestão Ambiental, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia e Zootecnia, residentes nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari, o contato com pesquisas de ponta sobre fixação de carbono e atividades econômicas realizadas na Floresta Nacional do Jamari.
A formação teve como objetivo possibilitar aos estudantes acesso a conhecimentos que estão ligados ao cotidiano destas profissões e que não estão previstos nos projetos pedagógicos do referidos cursos.
O trabalho foi divido em dois módulos. O primeiro, realizado entre os dias 11 e 13 de junho, teve como foco discussões sobre gestão socioambiental e interações entre homem, meio físico e fauna junto a floresta. O segundo módulo, ocorrido entre 24 e 26 de junho, foi fortemente voltado para práticas de campo. Os alunos puderam conhecer o que é um plano de manejo de uso múltiplo, visitaram a áreas de concessão florestal da empresa Amata para aprender sobre manejo florestal madeireiro e acompanhar as atividades do projeto Semeando Sustentabilidade, com demonstrações do processo de marcação de matrizes e coleta de sementes, produção de mudas no Viveiro Municipal e plantio nas áreas alteradas em matas ciliares.
A receptividade dos alunos superou nossa expectativa disse Emanuel Meirelles, coordenador de Educação do projeto. Estudamos a possibilidade de realizar novamente esta formação para alunos de Porto Velho no próximo ano.
Ministraram aulas profissionais do ICMBio, UNIR e Centro de Estudos Rioterra.!