Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

PESQUISA DO CES RIOTERRA É APRESENTADA NO XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO

O CES Rioterra apresentou no XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, na cidade de João Pessoa/PB entre os dias 25 e 29 de abril, estudos decorrentes do projeto Quintais Amazônicos, patrocinado pelo BNDES através do Fundo Amazônia sobre a recuperação de áreas degradadas e conservação da biodiversidade.

O artigo intitulado “Banco de dados geográficos no gerenciamento de matrizes florestais na Floresta Nacional do Jamari (RO)”, resultado de estudos desenvolvidos por colaboradores do CES Rioterra, divulga dados oriundos do acompanhamento fenológico de matrizes florestais e sua importância sobre a perspectiva da recuperação de áreas antropizadas no entorno da Floresta Nacional do Jamari.

O evento contou com pesquisadores de 26 nacionalidades e com mais de 100 trabalhos apresentados sobre Sensoriamento Remoto e tendências da utilização da técnica nas mais inovadoras pesquisas voltadas ao monitoramento da Terra.

No contexto amazônico foram apresentadas metodologias empregadas para o monitoramento de desastres naturais sobre a influência de novos empreendimentos na Amazônia. Também foram apresentadas técnicas para monitorar e estimar impactos da expansão agrícola no Arco do Desmatamento. Houve ainda apresentação de trabalhos sobre monitoramento da paisagem, principalmente focados em aspectos vegetacionais.

“Ao participar de um evento com 34 anos de tradição, entramos em contato com os mais renomados pesquisadores e autores da literatura especializada. Também foi possível discutir sobre novas tendências em Sensoriamento Remoto para aplica-las em nosso estado. Além disso, permitiu apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo CES Rioterra, resultado de anos de trabalhos e pesquisas”, disse Abimael Ribeiro de Souza, um dos autores do artigo apresentado.

Acesso aos artigos do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto SBSR em: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/

 foto01

foto003

foto02

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »