Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE É VISITADO POR AGRICULTORES DE JI PARANÁ E REGIÃO

Agricultores familiares de Ji-Paraná e municípios vizinhos (Ouro Preto do Oeste, Jaru, Cacoal, Theobroma, Nova União, Mirante da Serra, Alvorada e Governador Jorge Teixeira) viajaram cerca de 300 km para participar, no dia 4 de outubro, de uma visita técnica ao projeto Semeando Sustentabilidade, em Itapuã do Oeste-RO. Os participantes fazem parte do projeto Silvipastoril, executado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia/FETAGRO.

A atividade teve como objetivo, mostrar aos agricultores formas de produzir espécies florestais que possam ser utilizadas em processos de recuperação de áreas a partir do emprego de técnicas agroflorestais, no caso, o sistema silvipastoril.

O grupo, formado por 22 pessoas, visitou o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde acompanharam todo o processo de produção de mudas, desde a chegada das sementes até a fase de rustificação (fortalecimento das mudas para depois serem transplantadas para o campo). Em Seguida, visitaram as propriedades rurais que estão sendo beneficiadas com os experimentos de recuperação de matas ciliares.

A atividade terminou com a visita à Floresta Nacional do Jamari, onde os agricultores puderam ver de perto como funciona a gestão da unidade em parceria com a comunidade do entorno. Eles aprenderam sobre o trabalho do banco de sementes, desenvolvido em parceira com o ICMBio e Universidade Federal de Rondônia, participaram de uma aula sobre o método de marcação das matrizes portas sementes e receberam informações sobre ecologia da floresta.

De acordo com o coordenador da visita monitorada, Leonardo Carvalho, técnico da FETAGRO, o Projeto Semeando Sustentabilidade é um exemplo de ação bem feita, servindo de modelo para outras instituições. Considerou a visita como uma importante troca de experiências e que pretendem disseminar as informações sobre o projeto para outros agricultores e técnicos do Estado de Rondônia.

O agricultor Naélio de Oliveira, do município de Jaru/RO, destacou a importância do Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste para a recuperação de áreas degradadas e elogiou a distribuição gratuita de mudas para agricultores.

Emanuel Meirelles, coordenador de educação do projeto Semeando Sustentabilidade reafirma a importância do viveiro não apenas como produtor de mudas, mas como local de referência de educação ambiental. “O viveiro de Itapuã vem se consolidando como um espaço de grande valor para a agricultura familiar de Rondônia. É crescente o interesse e curiosidade das pessoas pelo trabalho que desenvolvemos junto à comunidade. Iniciamos o projeto atendendo apenas Itapuã e Cujubim. Hoje, mais 17 municípios já foram beneficiados. Queremos que mais municípios venham ver que é possível desenvolver e conservar”, afirmou.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »