Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rioterra participa do Seminário de Agroecologia

O Centro de Estudos Rioterra participa do 1º Seminário Estadual de Agroecologia e Comercialização Solidária, dias 27 e 28 de maio, na Unir Centro, e no mesmo período acontece a 1ª Feira Estadual da Produção Agroecológica Orgânica e Economia Solidária, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Porto Velho. O objetivo é difundir a comercialização de produtos orgânicos e gerar estímulos na economia sustentável. A Rioterra é representada no evento pela administradora Telva Gomes, que fala da importância de construir alternativas sustentáveis para a economia rural e urbana.

Na abertura do evento, Andréia Mendes, representando o Economia Solidária, destacou a necessidade de divulgar a sociedade as vantagens de se comercializar produtos da agricultura crioula, sem agrotóxicos. O representante da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em Rondônia, Júlio Cesar, disse que é preciso massificar a importância dos produtos orgânicos sem mistificar os produtos.

O engenheiro agrônomo da Seagri, Jurandy Batista de Mesquita, disse que 175 famílias já estão cadastradas para utilização do selo que autentica os produtos como de produção orgânica. A meta é alcançar 300 famílias até o final deste ano. Ele confirma que a demanda é grande e toda produção existente tem comercialização garantida.

A 1ª Feira Estadual da Produção Agroecológica está instalada na praça Getulio Vargas, na frente do Palácio do Governo do Estado. Estão sendo comercializados produtos agrícolas, cosmésticos, produtos extrativistas, artesanatos, dentre outros.

O agricultor Antônio Damião, de Cacoal, participa da Feira representando as 15 famílias integrantes do Programa de Alimentação Saudável (PAS). Segundo ele, toda a produção do grupo familiar tem venda garantida nas feiras livres, restaurantes e clientes diretos. Considera a comercialização solidária como alternativa para a agricultura familiar.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »