Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

RIOTERRA PRESIDE MESA NO XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA

Foi apresentado em Curitiba, no XXV Congresso Brasileiro de Cartografia – III Congresso Brasileiro de Geoprocessamento – I Congresso Brasileiro de Geointeligência promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto o trabalho sobre estudo da vulnerabilidade natural à erosão como subsídio a recuperação de áreas degradadas na região do entorno da Floresta Nacional do Jamari desenvolvido pelo Centro de Estudos Rioterra no Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

A geógrafa Fabiana B. Gomes, coordenadora de geotecnologia do Centro de Estudos Rioterra falou sobre a importância de integrar trabalhos de geoprocessamento, associando-os as atividades de campo e laboratório. Dessa forma sua contribuição poderá ser maior, uma vez as chances de erros são diminuídas e os instrumentos cartográficos como mapas temáticos de geologia, geomorfologia, pedologia (solo), vegetação, clima e antropização tornam-se ferramentas de planejamento para ordenamento territorial extremamente úteis. Fabiana também apresentou como os modelos numéricos de terreno, no caso o mapa de vulnerabilidade natural a erosão da região da Flona e seu entorno foi utilizado no processo de seleção das áreas para implantação dos experimentos de recuperação de matas ciliares do projeto.

Fabiana disse ainda que o trabalho foi parabenizado pelos presentes por mostrar a importância de estudos prévios para o planejamento das ações e pela aplicação dessas ferramentas.

Fabiana B. Gomes do Centro de Estudos RIOTERRA foi convidada a presidir a Sessão Técnica Oral do dia 24 de agosto. O artigo encontra-se publicado nos ANAIS do congresso e no site www.semeandosustentabilidade.org

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »