Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SOCIEDADE CIVIL DIALOGA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM O GOVERNO DO ESTADO

Membros do CES Rioterra e da Asmorex, associação que representa os moradores da RESEX Rio Preto Jacundá em Machadinho do Oeste/RO, estiveram reunidos na última semana com o governador do Estado, Confúcio Moura.

Dentre os assuntos discutidos, estava o apoio do governo ao projeto de pagamento por serviços ambientais – carbono que está em fase de desenvolvimento na reserva. A iniciativa partiu dos moradores em parceria com o CES Rioterra e Biofílica Investimentos Ambientais. Segundo o Sr. Antônio Teixeira, presidente da Asmorex, “é fundamental que as populações amazônicas trabalhem com seus patrimônios naturais, pois esta é uma forma não apenas de valorizar a floresta em pé, mas de valorizar a cultura de nossos ancestrais”. Disse ainda que a ideia possui grande potencial para ser replicado para outras reservas extrativistas e que o sucesso deste piloto será fundamental.

Reunião_Projeto-de-Carbono-da-RESESX-Rio-Preto-Jacundá_Rioterra_18.11.13_Fotos_Daiane-Mendonça-1-5

Após a apresentação do projeto o governador prontificou-se em apoiar as ações. De acordo com o Governador, “este pode ser um importante passo para consolidar a gestão de unidades de conservação de uso sustentável em nosso estado, uma vez que propicia ganhos sociais, ambientais e econômicos aos moradores das reservas e para a sociedade como um todo ”.
Além do projeto de carbono discutiram-se outras ações  desenvolvidas pelo CES Rioterra voltadas para agricultura familiar e combate ao desmatamento ilegal nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho, como o projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »