Skip to content Skip to footer
Internacional

RIOTERRA BERLIM​

Com sede em Berlin, Alemanha, o escritório do Centro de Estudos Rioterra para a Europa foi criado em 2020 como forma de dar voz para instituições de base do SW da Amazônia diante do contexto sociopolítico e conectar instituições internacionais interessadas em desenvolver ações na Amazônia com iniciativas de desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

Ampliar o olhar para o Sudoeste da Amazônia na Europa e atrair instituições privadas, governos, academia e terceiro setor para trocar e impulsionar conhecimentos sobre o bioma amazônico através da inovação e identificação de oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia em diferentes frentes, como de energias renováveis, contenção de desmatamentos e recuperação de áreas, faz parte dos objetivos da Rioterra Berlin.

A humanidade está passando por uma crise climática sem precedentes e a floresta amazônica, maior floresta tropical do planeta, armazena cerca de 17% de todo o carbono retido pela vegetação do mundo, o que a torna essencial na regulação do clima.

A Amazônia abriga 40% da floresta tropical remanescente do mundo, 25% da biodiversidade terrestre e mais espécies de peixes do que qualquer outro sistema fluvial do planeta. Além disso,  contribui para o ciclo hidrológico, além de ser o lar de populações tradicionais que dependem da floresta para manter seus modos de vida.

O Centro de Estudos Rioterra acredita que, se as pessoas estiverem em situação de vulnerabilidade social, sem condições de vida digna no campo e na floresta, todo o ciclo de sustentabilidade será ameaçado. Assim, haverá mais desmatamento, emissão de gases de efeito e estuda e perda de biodiversidade. Foi para evitar esse tipo de condição que nasceu a Rioterra Berlin.

Seu  propósito é integrar parceiros internacionais para o desenvolvimento de projetos sustentáveis tendo a floresta em pé, garantia e acesso a direitos e dignidade de vida para as populações tradicionais e agricultores familiares como seu principal valor.

Para saber mais sobre nossas ações, conheça alguns de nossos projetos aqui.

Sobre o Centro de Estudos Rioterra

Com conhecimento e experiência acumulados em 22 anos de atuação na elaboração e implementação de ações de reflorestamento com resultados expressivos, como a recuperação de mais de 6 mil hectares e mais de 7 milhões de árvores plantadas nos últimos 10 anos, a Rioterra tem ampliado suas ações de restauração florestal em escala.

Atualmente, a partir de uma rede de parceiros com sólida experiencia, o alcance de suas ações abrange todo o Sudoeste da Amazônia, área de 12 milhões de hectares de quatro estados brasileiros (Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso), onde estão 98 terras indígenas e 91 Unidades de Conservação (reservas protegidas), representando uma capilaridade de proteção direta em uma área de mais de 290.000 km2.

Com um quadro de profissionais especializados na realização de ações do Setor Florestal, a Rioterra possui também um viveiro com capacidade para produzir cerca de dois milhões de mudas por ano em árvores e plantas nativas da Amazônia.

É fortalecido por seu conhecimento, sua experiência, e sua rede de recursos, parceiros e colaboradores locais que o Centro de Estudos Rioterra deu este importante passo na criação de um caminho para dar às instituições de base amazônica um vínculo direto com a Europa, viabilizando a restauração florestal e os negócios sustentáveis na Amazônia.

Para saber mais sobre nossos ações, conheça alguns de nossos projetos aqui.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »