Skip to content Skip to footer

 EIXOS DE ATUAÇÃO

 

Na realização de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nós, do Centro de Estudos Rioterra, somos engajados no trabalho pela Conservação da Biodiversidade, Combate às Mudanças Climáticas e Redução das Vulnerabilidades Sociais.

 

Três EIXOS de atuação estratégicos que norteiam ações implementadas de forma integrada e interdependente, tornando possível a construção de um ambiente onde o trabalho de restauração de áreas desmatadas e o incentivo a conservação da floresta em pé, contribuem para a transformação social através do desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais da Amazônia de forma justa, inclusiva, ambientalmente sustentável e também na redução de emissão de gases de efeito estufa no combate ao aquecimento global.

 

Para conhecer as ações que permeiam nosso trabalho e compreender como contribuímos para tornar nosso Planeta um ambiente melhor e mais saudável onde viver, te convidamos a conhecer nossos Eixos de Atuação:

 

CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

 

A restauração de ecossistemas  é uma ação concreta capaz de recuperar a diversidade biológica e os serviços ambientais de uma região, bem como reverter os impactos causados por desmatamentos, queimadas e uso inadequado do solo.

 

Na promoção de ações de reflorestamento e incentivo à manutenção da floresta em pé, nós, do Centro de Estudos Rioterra, trabalhamos há mais de 22 anos na Amazônia, onde está a maior floresta tropical do mundo, berço da maior biodiversidade do planeta. Cerca de 15% de toda diversidade de vida no planeta está na região. Contudo, apresar dessa riqueza, estima-se que aproximadamente 20% da floresta já foi degradada nas últimas décadas.

 

São inúmeras as funções ecológicas da floresta Amazônica. Ela é considerada por muitos, como  fundamental para a existência da vida no planeta tal qual a conhecemos hoje. Apenas para citarmos algumas, ela vão da promoção de desenvolvimento econômico e social para comunidades tradicionais através da exploração sustentável dos recursos naturais, passando pela regulação da qualidade do ar, da qualidade da água, níveis de umidade e ciclos de chuvas nas Américas, preservação da qualidade do solo e proteção à diversidade biológica, até o combate ao aquecimento global pela fixação de gases de efeito estufa..

Por sua importância para os moradores da região e para o mundo, desenvolvemos projetos de conservação  e de recuperação da cobertura vegetal de áreas degradadas com resultados concretos para a Conservação da Biodiversidade e em atendimento às políticas nacionais e internacionais, como as metas elaboradas na Convenção da Diversidade Biológica (CDB) para deter a perda da biodiversidade planetária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para restauração de ecossistemas ao redor do mundo até 2030.

 

Nossas ações, tem evitado a perda de ambientes e fragmentação de habitats para as populações locais ao promover a restauração aliada a agricultura regenerativa, geração de renda e segurança alimentar.

 

Com a criação de um Banco de Sementes Matrizes na Floresta Nacional do Jamari, em parceria com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), contribuímos para a perpetuação de material genético de 101 espécies nativas, diminuindo a pressão antrópica sobre cinco espécies ameaçadas de extinção (Mogno, Itaúba, Castanha, Cedro Fissilis e Cedro Odorata).

 

Em nossa atuação na restauração de áreas ilegalmente desmatadas em Unidades de Conservação do Estado e no reflorestamento de áreas de Reserva Legal e Matas Ciliares de propriedades rurais da Agricultura Familiar em cerca de 30% dos municípios rondonienses, já contribuímos com recuperação de 5.077 mil hectares de áreas degradadas, formando corredores de flora que possibilitam a dispersão de sementes e a regeneração natural de áreas do entorno.

 

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »