Skip to content Skip to footer

EIXOS DE ATUAÇÃO

Na realização de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nós, do Centro de Estudos Rioterra, somos engajados no trabalho pela Conservação da Biodiversidade, Combate às Mudanças Climáticas e Redução das Vulnerabilidades Sociais.

Três eixos de atuação estratégicos que norteiam ações implementadas de forma integrada e interdependente, tornando possível a construção de um ambiente onde o trabalho de restauração de áreas desmatadas e o incentivo a conservação da floresta em pé, contribuem para a transformação social através do desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais da Amazônia de forma justa, inclusiva , ambientalmente sustentável e também na redução de emissão de gases de efeito estufa no combate ao aquecimento global.

Para conhecer as ações que permeiam nosso trabalho e compreender como contribuímos para tornar nosso Planeta um ambiente melhor e mais saudável onde viver, te convidamos a conhecer nossos Eixos de Atuação:

 

REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL

Os principais problemas relacionados ao desmatamento na Amazônia estão associados à vulnerabilidade econômica e social das populações que vivem na região. Sem acesso à modelos de desenvolvimento includentes, que tenham a conservação ambiental como estratégia de acesso aos recursos, muitas famílias encontram no desmatamento uma fonte de subsistência.

Por isso, nosso trabalho tem como ponto de partida a pesquisa e a inovação na construção de modelos que integrem o desenvolvimento econômico e social à conservação, promovendo o combate às mudanças climáticas e e a conservação da biodiversidade na Amazônia..

Tudo começa com o olhar para as pessoas. A partir da valorização e respeito à cultura e aos saberes das comunidades locais, apresentamos alternativas que possibilitem diminuir a pobreza e a realização do potencial dos povos da Amazônia com dignidade e garantia aos seus direitos.

Ao fortalecer a participação social a partir do acesso ao conhecimento e as estruturas econômicas através da formação de cadeias de valor  sustentáveis, , construímos um cenário em que a pressão sobre a floresta diminui, o desmatamento torna-se desnecessário e a conservação da biodiversidade ganha papel estratégico para a qualidade de vida e bem estar das pessoas.

Entre as ações desenvolvidas nesses 22 anos de atuação na Amazônia, ganham destaque pelos resultados gerados para diminuição das vulnerabilidades sociais, os projetos de apoio à  Agricultura Familiar e às Comunidades Extrativistas .

O que fazemos? Muitas ações.

  • Em projetos de reflorestamento de áreas degradadas em Unidades de Conservação, geramos empregos diretos e indiretos e promovemos treinamentos que capacitam os moradores das comunidades tradicionais na realização de atividades especializadas e na melhor gestão de suas atividades extrativistas.
  • Pelo uso de Sistemas Agroflorestais, apresentamos aos produtores novas opções de produção e geração de renda que valorizam o reflorestamento das áreas, formando corredores ecológicos no entorno de Unidades de Conservação do Estado.
  • Promovemos o fortalecimento de grupos sociais através de ações de gestão e organização social para que possam acessar direitos e políticas públicas de forma colaborativa. Ao todo, 120 organizações representantes da sociedade civil, como cooperativas, associações, federações e sindicatos, já receberam nosso apoio na organização de núcleos regionais e na elaboração de propostas para implementação de políticas públicas.
  • Implementamos ações de valorização e empoderamento das mulheres na gestão das propriedades rurais e na participação em espaços de construção de políticas públicas para o Setor Florestal e a Agropecuária.
  • Através de treinamentos e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), capacitamos os produtores sobre os processos de gestão das propriedades rurais, a implantação de projetos agrícolas em SAFs e no adequado manejo do solo, desenvolvendo uma agricultura de baixo carbono e de práticas regenerativas.
  • Nossas ações estão alinhadas à políticas nacionais e internacionais de combate a vulnerabilidade econômica e social de povos tradicionais,inclusão de minorias e igualdade de gênero. Apoiamos e norteamos nossas ações a partir de iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, até 2030, promover ações que possibilitem acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »