Skip to content Skip to footer
Sobre nós

Quem somos

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) criada em 1999 com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Essa melhoria deve vir acompanhada pelo respeito e valorização das diferenças culturais, observação das necessidades regionais e observância à capacidade de suporte dos recursos naturais.

Um dos nossos princípios é a cooperação. Por isso, buscamos integrar saberes e unir pessoas e instituições para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.

É neste contexto que ao longo desses mais de 20 anos desenvolvemos inúmeras pesquisas e projetos junto aos mais variados segmentos e atores sociais, como populações tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares, entidades governamentais e não-governamentais, contribuindo para transformações sociais, ambientais e humanas no sudoeste da Amazônia brasileira.

Acreditamos que só com uma população consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental que, de fato, conheça todas suas possibilidades e seja sabedora das perspectivas futuras, poderemos construir a Amazônia sustentável que o mundo tanto almeja.

Somos direcionados por um sistema de governança eficaz, que envolve Assembleia de Associados, Conselho Diretor,Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.

DIRETORIA

Fabiana Barbosa

Presidente

Iara Barberena

Vice-presidente

Alexandre Queiroz

Secretário

Telva Maltezo

Tesoureira

CONSELHO FISCAL

elizangela_barba_rioterra
Elizangela Barba
Leo Pool
Tetcha Sotomayor

CONSELHO CONSULTIVO

Cláudio Pádua

Coordenador de projetos de bionegócios do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas

Ana Euler

Pesquisadora da Embrapa / Amapá

Daniel Brandão

Fundador Move Social, consultor Vox Capital.

COMO ATUAMOS

Observamos questões de gênero, propiciando um ambiente de trabalho pautado pela equidade e desenvolvimento profissional. Como resultado disso, temos hoje uma diretoria 100% feminina e, ainda, com a maioria dos cargos de liderança da instituição assumidos por mulheres.

 

Não remuneramos nossos diretores, conselheiros e/ou associados, tão pouco partilhamos quaisquer resultados financeiros, sejam bonificações ou vantagens, ganhos ou resultados positivos do exercício da instituição a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.

 

Somos geridos por profissionais contratados, responsáveis pela gestão administrativa e operacional.

A Direção Executiva e sua equipe presta contas periodicamente sobre os resultados financeiros e técnicos ao Conselho Fiscal e aos associados em Assembleia Ordinária.

 

Na busca de melhores resultados e oportunidades para nossas ações, ampliamos o olhar a partir de uma avaliação externa e isenta da atuação da instituição em seus principais eixos: redução das vulnerabilidades sociais dos povos da Amazônia, combate à emergência climática e conservação da biodiversidade, com a criação de um Conselho Consultivo.

As cadeiras são ocupadas pelo período de três anos, podendo a participação dos membros ser renovada por igual período. Os conselheiros convidados se reúnem ordinariamente a cada seis meses para avaliar e questionar, de forma reflexiva, as estratégias da instituição e indicar caminhos que possibilitem uma atuação eficientes na diminuição das diferenças sociais existentes na Amazônia como forma de garantir o acesso a direitos das populações mais fragilizadas. Com isso, contribuímos também para a redução de atividades emissoras de gases de efeito estufa e na ampliação de ações para a conservação da biodiversidade local.

Visando atender às melhores práticas de gestão e governança, submetemos nossas contas, balanços e demonstrativos financeiros à auditoria externa independente com registro na Comissão de Valores Monetários/CVM. Acesse aqui.

 

Abaixo estão disponíveis links para acesso aos documentos norteadores de nossas políticas de gestão organizacional. 

 

• ESTATUTO SOCIAL

PDFEstatuto Centro de Estudos Rioterra

• ATAS / ASSEMBLEIA – ELEIÇÃO DA DIRETORIA

PDF Assembleia Geral Ordinária

• CÓDIGO DE ÉTICA

PDFCódigo de ética do Centro de Estudos Rioterra

• REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA

PDFRegimento do Comitê de Ética

• REGIMENTO INTERNO (POLÍTICAS: COMPRAS, GÊNERO E RISCOS)

PDF Regimento interno do Centro de Estudos Rioterra

• MANUAL DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO

PDF Manual de Gerenciamento Financeiro do Centro de Estudos Rioterra

  • MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

PDFManual de Gerenciamento de Riscos

  • MANUAL DE USO DE VEÍCULOS

PDFManual de Utilização dos Veículos da Rioterra

O Centro de Estudos Rioterra é filiado as seguintes redes:

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »