Quem somos
Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) criada em 1999 com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Essa melhoria deve vir acompanhada pelo respeito e valorização das diferenças culturais, observação das necessidades regionais e observância à capacidade de suporte dos recursos naturais.
Um dos nossos princípios é a cooperação. Por isso, buscamos integrar saberes e unir pessoas e instituições para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.
É neste contexto que ao longo desses mais de 20 anos desenvolvemos inúmeras pesquisas e projetos junto aos mais variados segmentos e atores sociais, como populações tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares, entidades governamentais e não-governamentais, contribuindo para transformações sociais, ambientais e humanas no sudoeste da Amazônia brasileira.
Acreditamos que só com uma população consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental que, de fato, conheça todas suas possibilidades e seja sabedora das perspectivas futuras, poderemos construir a Amazônia sustentável que o mundo tanto almeja.
Somos direcionados por um sistema de governança eficaz, que envolve Assembleia de Associados, Conselho Diretor,Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.
DIRETORIA
Fabiana Barbosa
Presidente
Iara Barberena
Vice-presidente
Alexandre Queiroz
Secretário
Telva Maltezo
Tesoureira
CONSELHO FISCAL
Elizangela Barba
Edvânia Pereira de Brito
Departamento Pessoal
Tetcha Sotomayor
CONSELHO CONSULTIVO
Cláudio Pádua
Coordenador de projetos de bionegócios do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas
Ana Euler
Pesquisadora da Embrapa / Amapá
Daniel Brandão
Fundador Move Social, consultor Vox Capital.
COMO ATUAMOS
Observamos questões de gênero, propiciando um ambiente de trabalho pautado pela equidade e desenvolvimento profissional. Como resultado disso, temos hoje uma diretoria 100% feminina e, ainda, com a maioria dos cargos de liderança da instituição assumidos por mulheres.
Não remuneramos nossos diretores, conselheiros e/ou associados, tão pouco partilhamos quaisquer resultados financeiros, sejam bonificações ou vantagens, ganhos ou resultados positivos do exercício da instituição a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.
Somos geridos por profissionais contratados, responsáveis pela gestão administrativa e operacional.
A Direção Executiva e sua equipe presta contas periodicamente sobre os resultados financeiros e técnicos ao Conselho Fiscal e aos associados em Assembleia Ordinária.
Na busca de melhores resultados e oportunidades para nossas ações, ampliamos o olhar a partir de uma avaliação externa e isenta da atuação da instituição em seus principais eixos: redução das vulnerabilidades sociais dos povos da Amazônia, combate à emergência climática e conservação da biodiversidade, com a criação de um Conselho Consultivo.
As cadeiras são ocupadas pelo período de três anos, podendo a participação dos membros ser renovada por igual período. Os conselheiros convidados se reúnem ordinariamente a cada seis meses para avaliar e questionar, de forma reflexiva, as estratégias da instituição e indicar caminhos que possibilitem uma atuação eficientes na diminuição das diferenças sociais existentes na Amazônia como forma de garantir o acesso a direitos das populações mais fragilizadas. Com isso, contribuímos também para a redução de atividades emissoras de gases de efeito estufa e na ampliação de ações para a conservação da biodiversidade local.
Visando atender às melhores práticas de gestão e governança, submetemos nossas contas, balanços e demonstrativos financeiros à auditoria externa independente com registro na Comissão de Valores Monetários/CVM. Acesse aqui.
Abaixo estão disponíveis links para acesso aos documentos norteadores de nossas políticas de gestão organizacional.
• ESTATUTO SOCIAL
Estatuto Centro de Estudos Rioterra
• ATAS / ASSEMBLEIA – ELEIÇÃO DA DIRETORIA
• CÓDIGO DE ÉTICA
Código de ética do Centro de Estudos Rioterra
• REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA
• REGIMENTO INTERNO (POLÍTICAS: COMPRAS, GÊNERO E RISCOS)
Regimento interno do Centro de Estudos Rioterra
• MANUAL DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO
Manual de Gerenciamento Financeiro do Centro de Estudos Rioterra
MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
Manual de Gerenciamento de Riscos
MANUAL DE USO DE VEÍCULOS