Skip to content Skip to footer
Sobre nós

Quem somos

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) criada em 1999 com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Essa melhoria deve vir acompanhada pelo respeito e valorização das diferenças culturais, observação das necessidades regionais e observância à capacidade de suporte dos recursos naturais.

Um dos nossos princípios é a cooperação. Por isso, buscamos integrar saberes e unir pessoas e instituições para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.

É neste contexto que ao longo desses mais de 20 anos desenvolvemos inúmeras pesquisas e projetos junto aos mais variados segmentos e atores sociais, como populações tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares, entidades governamentais e não-governamentais, contribuindo para transformações sociais, ambientais e humanas no sudoeste da Amazônia brasileira.

Acreditamos que só com uma população consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental que, de fato, conheça todas suas possibilidades e seja sabedora das perspectivas futuras, poderemos construir a Amazônia sustentável que o mundo tanto almeja.

Missão

Defender a identidade amazônica, valorizar a cultura e o uso sustentável do meio ambiente e contribuir para uma sociedade justa, democrática e participativa.

Visão

Formação de uma sociedade crítica, consciente do seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para a região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Valores

Nós, do Centro de Estudos Rioterra, nos pautamos em diferentes princípios que orientam todas as nossas ações na execução de um trabalho sólido e que expressam a excelência no que realizamos:

 

Humanismo: valorizamos o ser humano e temos ele como principal diretriz sobre nossos trabalhos.

Uso equilibrado do meio ambiente: trabalhamos para que as diversas características de um ecossistema sejam restauradas em consonância com o bem-estar humano, garantindo oportunidades de subsistência e respeito as populações locais.

Transparência: acreditamos que prestar contas é um importante
instrumento no processo de gestão da organização, contribuindo com o controle social e garantindo credibilidade e confiança junto a apoiadores financeiros e a comunidades envolvidas em nossos projetos.

Respeito às diferenças: todas as pessoas levam consigo uma diversidade de pensamentos e experiências que contribui para a riqueza cultural de nossa região, ao qual buscamos respeitar e considerar em nossas ações em campo.

Respeito a natureza: atuamos em prol da conservação ambiental por meio de ações voltadas a mitigação dos impactos climáticos, uso racional dos recursos naturais, conservação da biodiversidade e geração de renda de forma sustentável.

0 m
Mudas produzidas
0
Familias atendidas
0
Hectares recuperados
0
Empregos gerados
Testemunhos

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho

Evando e Selma são pai e filha, produzem cacau no sistema agroflorestal. O reflexo é a geração de renda aliada à conservação ambiental.

“Nosso Cacau” Família Freitas

Claudio e Claudine iniciaram a produção de cacau como uma maneira de garantir a continuidade. Foi assim que tudo começou: um elo familiar.

“Nosso Cacau” Família Lima Oliveira

Agricultura Familiar

“Era tudo difícil, mas éramos felizes por estarmos em uma terra tão linda e fértil, nós tínhamos saúde e força para trabalhar, era o que importava”
CLIQUE AQUI E ASSISTA

“Nosso Cacau” Família Silva

Agricultura Familiar

O Centro de Estudos Rioterra é filiado as seguintes redes:

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »