Rioterra apresenta resultados de suas ações frente à emergência climática e ao desenvolvimento socioambiental na Amazônia
O Centro de Estudos Rioterra lança, esta semana, o Relatório Anual de Atividades e o Relatório de Auditoria e Balancetes Contábeis referentes à 2021, importantes instrumentos de prestação de contas das ações implementadas e dos processos de gestão da organização.
Os documentos estão disponíveis na aba Transparência do site oficial e você pode acessar clicando aqui. Na página também estão relatórios de anos anteriores, para dar transparência e mostrar a evolução das ações e resultados da instituição ao longo desses 23 anos de atuação em Rondônia.
No Relatório Anual de Atividades 2021, estão elencados os resultados alcançados a partir de atividades desenvolvidas pelo CES Rioterra que atendem macropolíticas ambientais internacionais de combate às mudanças climáticas, conservação da biodiversidade amazônica e diminuição da vulnerabilidade social de comunidades locais, eixos temáticos que norteiam as ações da instituição.
Em 2021, mais de 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) mudas, entre espécies florestais nativas, cinco delas ameaçadas de extinção, e espécies de interesse econômico, foram produzidas e distribuídas contribuindo para o reflorestamento de cerca de 1.300 (mil e trezentos) hectares de áreas desmatadas em propriedades da agricultura familiar e em Unidades de Conservação de Rondônia.
Ao todo, mais de 2.600 pessoas foram beneficiadas em ações, como eventos de formação, apoio na gestão e ampliação da produção agrícola através de assistência técnica, recuperação de áreas degradadas com emprego de Sistemas Agroflorestais; implantação de sistemas de energias renováveis; restauração florestal em escala de áreas ilegalmente desmatadas em Unidades de Conservação e em propriedades da agricultura familiar, entre outros.
Através dos relatórios de auditoria e balancetes contábeis o Centro de Estudos busca mostrar como a missão social da organização tem sido cumprida e como os recursos públicos e privados, obtidos através dos projetos, são aplicados em ações de valorização da cultura, uso sustentável do meio ambiente e apoio a implementação de políticas públicas.
“As ações realizadas em 2021 possibilitaram, para além da recuperação e conservação de áreas de floresta amazônica, a geração de emprego e renda e a difusão de conhecimentos sobre mudanças climáticas, energias renováveis, agricultura regenerativa e gestão sustentável do território, ações fundamentais no combate ao aquecimento global, para conservação da biodiversidade e, principalmente, de combate às vulnerabilidades sociais da população amazônica, eixos norteadores de nosso trabalho”, comentou Telva Maltezo, presidente do Centro de Estudos Rioterra até o final de 2021.
Ações realizadas ano passado através do Plantar Rondônia, projeto realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Fundo Amazônia também estão no Relatório Anual 2021..