Agricultor é valioso agente multidisciplinar na produção de alimentos e na sustentabilidade dos ecossistemas
Cerca de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa tem origem no campo e passa pelos cuidados do agricultor. Do preparo do solo até a colheita muitas são as responsabilidades para que o produto final tenha qualidade e possa suprir as necessidades alimentares das pessoas em qualquer lugar do mundo. O trabalho do agricultor é multidisciplinar sendo que em sua atividade diária ele planta, empreende, inova e administra sua propriedade rural. O dia 28 de julho foi escolhido como o Dia do Agricultor para destacar a importância desse trabalhador para o sistema social e econômico.
A Rioterra reconhece as contribuições históricas, sociais e econômicas dos agricultores e apoia as iniciativas do campo com a realização de projetos e ações que valorizam o trabalho, a produção e o ecossistema amazônico, a exemplo de projetos que apoiam a implementação de arranjos produtivos que permitem a geração de renda a curto, médio e longo prazo, bem como a restauração de ambientes degradados.
Através das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a Rioterra oferece contribuições relevantes para o avanço da produção de forma sustentável e inovadora, orientando os agricultores a otimizar e melhorar as condições de produção, contribuindo para a redução de vulnerabilidades socioeconômicas.
Durante esses quase 25 anos de realização de projetos, já foram apoiados mais de 8 mil agricultores através de ações que colaboram para a restauração do ecossistema amazônico, e ajudam a manter a floresta em pé. Todo o suporte oferecido pela Rioterra aos agricultores, são voltados a implementação de boas práticas produtivas que respeitam as características socioeconômicas e ambientais das regiões em que são executados os projetos.
Com olhar inovador para combate a emergência climática, as ações de reflorestamento em propriedades da agricultura familiar buscam o equilíbrio da balança de emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao mesmo tempo, contribuem para o fortalecimento das bacias hidrográficas e para a consolidação de uma paisagem sustentável.