O II Seminário “Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia” promovido pelo Centro de Estudos Rioterra através do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras, contou com um auditório lotado para debater temas relacionados a mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia.
Acadêmicos e professores de cursos como Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Geografia, além de profissionais de instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, puderam acompanhar nove palestras de especialistas, questioná-los e sanar suas dúvidas em momentos de debates.
“Tivemos a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo regionalmente ao apresentar os resultados do projeto Semeando Sustentabilidade e também ter acesso às informações mais atuais sobre mudanças climáticas e as decisões que estão sendo tomadas mundialmente. Também fiquei muito satisfeita com a participação do público fazendo perguntas e interagindo com os palestrantes”, comentou Fabiana Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra.
O segundo dia de palestras foi aberto pelo meteorologista Marcelo Gama do SIPAM que falou sobre “Rondônia no Contexto das Mudanças Climáticas”. Em seguida, Mariama Vendramini, da Biofílica Investimentos Ambientais, apresentou as atuais perspectivas do mercado de serviços ambientais. Eliezer de Oliveira, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia falou sobre a Lei de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos que está sendo desenvolvida pelo governo. O tema Repartição de benefícios em Projetos de REDD foi ministrado pela historiadora Ivaneide bandeira da Associação Kanindé. Marcelo Ferronato, apresentou as ações do projeto Viveiro Cidadão, sediado em Rolim de Moura, também patrocinado pela Petrobras. O Dr. Caio Vasconcelos, da CEPLAC, palestrou sobre a importância dos Sistemas Agroflorestais como alternativa produtiva para a Amazônia, não apenas com relação as possiblidades de lucro, mas como forma de trabalhar uso e ocupação dos solos a partir de uma matriz de baixo carbono.
A segunda noite de palestras foi fechada pelo Dr. Philip Fearnside, pesquisador do INPA de renome internacional e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007. Fearnside falou sobre Mudanças Climáticas e Impactos na Amazônia.
Além das palestras programadas para os dois primeiros dias do seminário, alguns participantes, escolhidos por sorteio, puderam participar de um dia de campo para conhecer como funciona o projeto Semeando Sustentabilidade, com visitas a Floresta Nacional do Jamari, Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste e propriedades rurais onde áreas de mata ciliar forma recuperadas.
“Foi muito importante conhecer esse trabalho de recuperação de áreas degradadas no Estado. Aprender como funciona essa dinâmica e principalmente saber sobre quais benefícios essas ações podem trazer para o pequeno produtor e para a preservação do meio ambiente”, destacou o advogado e produtor rural Pedro Paulo Barros, participante do Seminário.
O pesquisador Philip Fearnside, que também participou da visita ao projeto disse: “o que mais me chamou atenção foi ver o envolvimento da população do entorno no projeto e os resultados positivos para a vida das pessoas com apoio para o desenvolvimento da agricultura de forma ambientalmente sustentável. Quanto ao Seminário, foi um momento importante para difundir conhecimentos sobre os impactos das mudanças climáticas na Amazônia”.