Em reunião na última quinta-feira (16), o Centro de Estudos Rioterra e a prefeitura do município de Itapuã do Oeste assinaram a ratificação do termo de cooperação para a gestão compartilhada do Viveiro Público do município.
O novo acordo, que prevê um período de mais cinco anos de atividades conjuntas, assegura o apoio à agricultura familiar com continuidade das ações de assistência técnica e extensão rural, apoio a regularização ambiental das propriedades rurais e doação de mudas para os agricultores.
O Viveiro que, desde 2010, é gerido por uma parceria entre o CES Rioterra, Prefeitura de Itapuã do Oeste e ICMBio produz mudas de mais de 80 espécies florestais e frutíferas como castanha, ipês, cedro, cerejeira, bandarra, cupuaçu, pupunha, açaí e guaraná. Em três anos de atividades já distribuiu mais de 300 mil mudas aos produtores locais. Uma iniciativa que favorece a diversificação da produção agrícola, promove o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida dos pequenos agricultores de forma ambientalmente sustentável. “A renovação desse acordo é uma prova do sucesso do projeto e a consolidação da parceria que traz mais perspectivas para o desenvolvimento da economia de Itapuã do Oeste que hoje depende principalmente da pecuária”, destaca Alexis Bastos, coordenador de projetos do CES Rioterra.
João Testa, prefeito de Itapuã do Oeste, destacou a importância da parceria com o CES Rioterra para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Além dos benefícios para a preservação ambiental de nossas florestas, as ações do projeto Semeando Sustentabilidade promoveram também o desenvolvimento econômico e social dos agricultores”.