Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CES Rioterra realiza curso gratuito de SAFs para produtores rurais

DSC02645
O uso de Sistemas Agroflorestais (SAFs) melhora a produção e o manejo da terra para gerar renda de forma ambientalmente sustentável

O Centro de Estudos Rioterra promoverá entre os dias 11 e 14 de março, no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs) para agricultores familiares dos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim. A ação faz parte do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

O curso, gratuito, terá início com uma palestra explicativa sobre os diferentes tipos de SAFs, as vantagens de se fazer o manejo da terra com esse sistema, o que é necessário e como montar um projeto de SAFs para uma propriedade dentre outros tópicos. “Durante o curso os produtores também terão a oportunidade de montar um projeto de SAFs para suas propriedades. Trabalharão a partir das características de suas terras, culturas preferidas e com a ajuda de especialistas”, acrescenta Janaína Danielle Alves, do Setor de Educação do CES Rioterra.

Para conduzir as aulas do curso o CES Rioterra contará com os palestrantes: Antônio Paulo, engenheiro agrônomo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, Débora Filgueiras, educadora ambiental do CES Rioterra, Uéliton Pinheiro e Luzinei Santana, técnico agrícola e engenheira agrônoma, ambos da área de Assistência Técnica e Extensão Rural do CES Rioterra. “O Sistema Agroflorestal é uma importante forma de uso da terra que combina, em uma mesma área, o cultivo de espécies florestais com cultivo agrícola ou criação de animais. Assim, é possível melhorar a produção rural e gerar mais renda para o agricultor de forma ambientalmente sustentável, preservando áreas de floresta”, explica Uéliton Pinheiro.

No dia 14, os produtores rurais viajarão para o município de Ouro Preto para um intercâmbio na sede da CEPLAC. Durante o encontro os produtores rurais de Cujubim e Itapuã do Oeste conhecerão agricultores de Ouro Preto que já trabalham com sistemas agroflorestais em suas propriedades e visitarão áreas experimentais onde foram consorciadas espécies florestais com o cultivo do café.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »