Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Curso “Meio Ambiente e Saúde” reuniu mais de 50 produtores rurais de Cujubim

DSC_9545

O Centro de Estudos Rioterra promoveu o curso “Meio Ambiente e Saúde” para famílias de produtores rurais do município de Cujubim. A ação foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de março na Escola Municipal Teotônio Brandão Vilela, situada na Rodovia 205.

O curso teve início com uma palestra sobre as doenças chamadas de Hiperdias: diabetes, hipertensão e colesterol, teste de glicemia, aferição de pressão e distribuição de preservativos. “O mais interessante é que tivemos a participação de muitos agentes de saúde que atuam na região rural do município. Além de levarmos o conhecimento aos beneficiários diretos que são os produtores rurais, pudemos capacitar também alguns multiplicadores”, enfatizou Janaína Danielle Alves, responsável pelo setor Educação do CES Rioterra.

DSC_9573No segundo dia, o dentista José Odimar Batista Souza palestrou sobre higiene bucal e doenças relacionadas como cárie, gengivite, tártaro, câncer de boca, dentição torta e mandíbula fora do lugar. Durante a palestra, teve também demonstração de como fazer a escovação correta dos dentes, aplicação de flúor e doação de escovas, pastas e fio dental aos participantes.

“Poucos sabem, mas problemas na mandíbula e dentes tortos podem causar dores nas costas, nos ouvidos e na cabeça. Expliquei sobre o problema, como resolver e mostrei a eles como fazer uma massagem para amenizar esses sintomas”, contou José Batista.

No terceiro dia as biólogas do setor de Educação do CES Rioterra, Janaína Alves e Débora Filgueiras, palestraram sobre doenças parasitárias e verminoses. Entre os temas abordados, a leishmaniose foi a que mais interessou os participantes. “Ela é uma doença endêmica em Rondônia, muito comum em áreas rurais e transmitida através da picada de um inseto. O inseto pica o animal hospedeiro como o tatu e o gamba e depois pica o ser humano. Para se proteger é preciso manter a residência a, pelo menos, 50 metros de distância de áreas de floresta e observar animais domésticos que tenham sido picados. Usar repelente também é importante”, orientou Débora Filgueiras, do setor Educação do CES Rioterra.

Maria da Silva, moradora da linha B90 foi uma das participantes do curso e aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre os cuidados com a saúde. “Escovei os dentes de forma errada por muito tempo. Mas agora aprendi como é o certo. Vou escovar da forma correta e ensinar para todo mundo da minha casa”, conta entusiasmada.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »