Ocorreu entre os dias 16 e 20 de fevereiro, em Pimenteiras do Oeste, Rondônia, o curso Direito: Cidadania e Meio Ambiente, oferecido aos pescadores e órgãos ambientais da localidade pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA, com apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia ARPA.
Esta é mais uma das atividades de formação do projeto Peixe Vivo, que tem como meta melhorar a conservação do Parque Estadual Corumbiara, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental SEDAM, diminuindo a pressão sobre seus recursos naturais a partir da geração de renda alternativa proporcionada pela produção de pescado e diversificação desta cadeia produtiva; estruturação das áreas de gestão e produção, que permitirão a consolidação da Colônia de pescadores Z3.
O principal objetivo desta capacitação foi apresentar aos atores sociais locais, noções básicas sobre a relação da sociedade civil junto ao Estado, proporcionando discussão sobre o tema. Valorizou-se e utilizou-se o conhecimento empírico dos envolvidos, estimulando o sentimento de cidadania para exercitar a defesa e a exigibilidade de direitos.
Participaram do curso os representantes da Escola Estadual Inácio de Castro, da Colônia de Pescadores Z-3, da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e da SEDAM.
Estão previstos ainda para 2009 cursos de Gênero, Raça e Etnia, Gestão Territorial e Ambiental, Ecologia da Pesca, Gestão Administrativa e Financeira e Elaboração e Gestão de Projetos. Todos são gratuitos e abertos à comunidade.!