Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pesquisadora do CES Rioterra representa RO no Fórum Mundial da Mulher na Ciência

Doutora em Geografia, Fabiana Barbosa Gomes, apresenta pesquisa sobre “O Cenário de Impactos Ambientais na Amazônia e os Desafios e Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Primeira noite do evento, mulheres das mais diversas partes do mundo discutem sobre comunicação

Realizado pela primeira vez fora do continente africano, o “Fórum Mundial da Mulher na Ciência” foi aberto nesta segunda-feira (10) na Academia Brasileira de Ciências no Rio de Janeiro. Rondônia está representado pela geógrafa Fabiana Barbosa, doutora na área de Análise e Planejamento Ambiental. O objetivo principal do evento é reunir pesquisadores de diversas partes do mundo para pensar no desenvolvimento sustentável.

O trabalho será exposto nesta quarta-feira (12) na 4ª Conferência Internacional para Mulheres em Ciência sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorre dentro da programação do Fórum, que segue até dia 14.

Fabiana é Gerente de Geotecnologias e Pesquisa do Centro de Estudos Rioterra e está a frente  da pesquisa que analisa as causas que contribuíram para os diversos cenários de impacto na Amazônia, devidos principalmente, às ações de uso e ocupação dos solos na  região e avalia as consequências desses processos para as populações da região e seus reflexos sobre a paisagem.

Fabiana Barbosa, geóloga doutora na área de
Análise e Planejamento Ambiental

A pesquisa desenvolvida através do projeto Plantar também investiga os desafios do que pode ser feito para estabelecer formas de uso e ocupação dos solos que observem a capacidade de suporte e suas aptidões, de acordo com cada ambiente local e suas populações.

11 de fevereiro,  Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

A data foi estabelecida há quatro anos pelas Organização das Nações Unidas (ONU) durante um fórum sobre saúde feminina e desenvolvimento, organizado em parceria com a Royal Academy of Science International Trust (RASIT), em prol do acesso e da participação feminina plena e igualitária na ciência, da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas.

_
O Plantar é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pelo Centro de EstudosRioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia. Saiba mais: http://plantar-ro.org.br/

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »