As experiências radiofônicas do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, foram destaque no IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, promovido pelo Instituto Envolverde e Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia). O evento foi realizado na PUC-RJ, na cidade de Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 19 de novembro.
O artigo “A Comunicação Radiofônica como Alternativa para a Informação Ambiental na Amazônia: Análise do Programa Semear/Rioterra-RO”, de autoria dos pesquisadores Solano de Souza Ferreira e Alexis de Sousa Bastos, aborda o processo de produção dos programas e o método usado para escolha de linguagem voltada à agricultura familiar na Amazônia. A pesquisa foi apresentada oralmente no dia 18, na mesa que abordou a temática “Comunicação Ambiental na Esfera Pública Midiatizada”.
Solano Ferreira, autor, disse que “a publicação é uma conquista importante para a pesquisa em recepção e percepção midiática para populações da Amazônia. Além disso, valoriza o trabalho científico realizado pelo Centro de Estudos Rioterra e os profissionais que nele se envolveram”.
O radiojornalismo, através do programa Semear, tornou-se uma ferramenta que contribui efetivamente para democratizar o acesso a informação nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim/RO, para sensibilização e mobilização social na área rural sobre a importância das questões socioambientais e benefícios advindos da participação no projeto, como as possibilidade de regularização ambiental das propriedades rurais.