Texto: Apesar das botas e do cinto que está sempre acompanhado de uma fivela enorme de metal, não é montado a cavalo que Milton da Costa, mais conhecido como “Cowboy”, encontrou sua felicidade. Milton é extensionista rural e viaja sobre duas rodas entre os municípios de Porto Velho, Candeias e Itapuã do Oeste, visitando as linhas rurais e trocando conhecimento com os agricultores beneficiados pelo Projeto Semeando Sustentabilidade. “Chego na propriedade, vejo o que ele está precisando, vamos até o plantio, faço todo aquele processo para saber o que realmente tem nas plantas, porque a gente mexe com o sonho do agricultor”, contou Cowboy.
Ele auxilia desde o cadastramento no projeto, até o plantio e, principalmente, no desenvolvimento das mudas que foram plantadas nos sistemas agroflorestais no intuito de recuperar áreas degradadas e fornecer novas fontes de renda para os agricultores beneficiados. Dessa forma, ele garante que o crescimento delas seja o mais saudável possível e ainda orienta sobre novas tecnologias que podem ajudar o dia a dia do agricultor.
Foi nessa troca de conhecimento diário que os olhos do Cowboy começaram a brilhar pela profissão e ele se dedica constantemente para levar sempre as melhores informações. “Do jeito que ele fala, a gente continua fazendo. Ele vem aqui e dá assistência para nós, vê o que precisa, eu pergunto. Ele fala ‘faz assim, aduba assim’ e eu vou na orientação dele”, contou o agricultor José Gomes, que confia de olhos fechados no conhecimento de Milton.
Para Cowboy, seu trabalho é muito mais do que ajudar na recuperação de áreas degradadas. Ele acredita que contribui diretamente para os sonhos dos agricultores serem realizados e ao falar disso, seus olhos brilham. Ele gosta mesmo é de saber que os ajuda a terem novas fontes de renda e uma qualidade de vida muito melhor. “O que mais me encanta no meu trabalho é a alegria das pessoas. Se o agricultor está alegre, é a minha felicidade também”, finalizou Milton.
Milton da Costa faz parte da Nossa Gente. Gente essa que nos enche de orgulho por realizar um trabalho transformador.
O projeto Semeando Sustentabilidade é realizado há mais de 10 anos pelo Centro de Estudos Rioterra nos municípios de Rio Crespo, Cujubim, Itapuã do Oeste e, mais recentemente, também nos municípios de Candeias do Jamari e Porto Velho. A iniciativa é patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.