O Centro de Estudos Rioterra lança, nesta semana, seu Relatório Anual de Atividades de 2019, ferramenta que visa dar transparência e mostrar a evolução das ações e resultados da instituição ao longo de 20 anos de atuação em Rondônia. O arquivo pode ser acessado e baixado no site oficial da entidade, aba “Transparência” ou através clicando aqui
O CES Rioterra atua através do alinhamento de suas ações e projetos a políticas públicas nacionais e internacionais relacionadas à emergência climática, conservação da biodiversidade redução das vulnerabilidades sociais na Amazônia, numa perspectiva que os resultados impactem não somente a região, mas a sociedade global como um todo.
O relatório destaca os resultados parciais dos principais Objetivos Estratégicos previsto para serem atingido até o ano de 2023: i) agricultores familiares e populações tradicionais organizados coletivamente, reivindicando e acessando direitos; ii) incorporação pelos agricultores familiares e populações tradicionais de práticas de uso e ocupação dos solos que observem a capacidade de suporte e aptidão dos ambientes, resultando na conservação do ecossistema e seus múltiplos recursos; iii) aumento do emprego e da renda dos agricultores familiares; e iv) apoio à implementação dos acordos firmados na COP Paris para mudanças no uso da terra.
“Estamos felizes com os resultados alcançados no ano de 2019. Houve avanços em diferentes setores, mas ainda há muito a ser feito para que tenhamos uma sociedade mais justa e que respeite o uso dos recursos naturais. É urgente avançarmos nas pautas de conservação, clima e redução das vulnerabilidades. A pandemia mostrou o quanto estamos relacionados as formas de uso dos nossos recursos e o quanto precisamos nos unir em prol de uma sociedade que olhe estas questões”, comentou Telva Maltezo, presidente do CES Rioterra.
Saiba mais:
Rioterra capacitou mais de 1.800 pessoas sobre ‘práticas de uso equilibrado dos recursos naturais’ na agricultura familiar nos últimos dois anos
Em dois anos, Rioterra atuou no fortalecimento de mais de 120 organizações sociais em Rondônia
Rioterra soma esforços para implementação dos acordos assumidos pelo Brasil na COP de Paris