Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

II Encontro com Viveiristas de Itapuã do Oeste debate o papel educativo do Viveiro Municipal

Com o tema “O Papel Educativo do Viveiro Municipal”, foi realizado dia 29 de setembro de 2010 o II Encontro com os Viveiristas do Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, promovido pelos educadores Alessandra Martins e Emanuel Meirelles, coordenadores de educação ambiental do Projeto “Semeando Sustentabilidade”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

O Encontro teve como principal objetivo “possibilitar um momento de diálogo e interação entre os viveiristas e os educadores do eixo de educação ambiental, tendo como foco o Viveiro como espaço educativo e de cidadania”.

Durante a atividade os viveiristas foram motivados a fazer memória do I Encontro, realizado no dia 10 de setembro, que teve como tema “Sentido e Significado do Viveiro Municipal na Construção do Projeto Político Pedagógico”.

Em seguida, participaram de uma dinâmica que consistia na elaboração da seguinte questão: “qual viveiro temos e qual viveiro queremos”? Nas respostas que surgiram durante a apresentação, os participantes responderam que vêem o viveiro como: “uma referência importante; como um espaço educativo que conta com espécies variadas de mudas que possibilita visitas de crianças e jovens das escolas locais; que recebe visita de pessoas de outras cidades e de outros estados do Brasil”. Disseram que desejam um viveiro“ reconhecido em todos os lugares; visitado com freqüência; um espaço estruturado; um viveiro educativo, com biblioteca, videoteca, dinâmico, com uma gestão participativa; e que cumpra seu papel de promover recuperação de áreas degradadas, mas que também seja um centro de ações culturais, educativas e de cidadania”.

O encontro com os viveiristas tornou-se uma atividade mensal que tem contribuído para construção do Projeto Político Pedagógico para gestão do Viveiro Municipal, com caráter não apenas produtivo, mas como espaço educativo e de troca de experiências dos trabalhadores que cotidianamante convivem nesse espaço.

Fonte: Coordenação de Educação do Centro de Estudos RIOTERRA
Foto: Emanuel Meirelles!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »