Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agricultores familiares produzem documentário

Os agricultores familiares das associações RECA, Grama e Fetagro realizaram nos meses de fevereiro o março os trabalhos de documentação que comporão o vídeo do projeto “Quem Fez Bem Gosta e Quer Mostrar – As Boas Práticas do PDA em Rondônia”, proposto pelo Centro de Estudos Rioterra, Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário/DFDA/RO e entidades citadas à Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável/MMA.

O projeto tem como objetivo divulgar as boas práticas de agricultura familiar nos municípios que fazem parte do programa Arco Verde a partir das experiências de associações que acabaram com o uso de queimadas em suas atividades produtivas. Essas experiências farão parte de um livro e de um vídeo documentário produzido pelos próprios agricultores. O projeto foi proposto com o intuito de se construir um olhar para experiências realizadas na Amazônia de “agricultor para agricultor” e não de técnicos para agricultores.

Durante as atividades de produção áudio visuais membros de cada instituição estiveram nas demais entidades parcerias a fim de registrar as seguintes “boas práticas”: uso de sistemas silvipastoris implementados pela Fetagro na região central do estado; a produção oriunda da fruticultura pela associação Grama e o trabalhos de organização social construídos pelo Reca.

Ao final da etapa de edição e impressão dos livretos representantes das associações RECA, Grama e Fetagro visitarão os municípios de Pimenta Bueno, Machadinho do Oeste, Porto Velho, Nova Mamoré e Ji-Paraná (único município contemplado que não está no programa Arco verde) para apresentar o vídeo e participar de rodas de conversas com gestores públicos e produtores destas localidades para que sejam incentivadas políticas públicas de combate ao uso ilegal de queimadas. Essa ação está prevista para o segundo semestre de 2012.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »