Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

RIOTERRA REALIZA SEMINÁRIOS PARA BANCO DE ÁREAS

O Centro de Estudos Rioterra realizou nos últimos dias 11 e 12 de junho, seminários sobre o Banco de Áreas do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Os seminários aconteceram respectivamente em Cujubim e Itapuã do Oeste. Eles serviram para esclarecer quais são as ações do projeto neste eixo temático e quais os benefícios para os pequenos proprietários rurais.

O coordenador geral do Projeto Semeando Sustentabilidade, Alexis Bastos, destacou a importância dos agricultores familiares participarem. Disse ainda que, através de pesquisas, serão definidas as melhores espécies florestais para a recomposição de matas ciliares das propriedades no entorno da Floresta Nacional do Jamari.

O coordenador institucional da Rioterra para os trabalhos relativos ao banco de áreas, Leonardo Pool explicou sobre a legislação ambiental que exige o replantio de áreas degradadas em locais de preservação permanente. Considerou que são poucos os agricultores familiares que possuem recursos para se regularizarem ambientalmente, mas que o projeto Semeando Sustentabilidade auxiliará, sem custos, na recomposição de áreas em propriedades que aderirem ao projeto.

Durante os seminários, os parceiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) também falaram sobre as ações conjuntas.

O Chefe da Divisão de Regularização Fundiária do Incra, Francisco Sales Pinto, destacou o interesse do Programa Terra Legal de trabalhar em parceria com o Projeto Semeando Sustentabilidade. “Os objetivos do Programa Terra Legal é conduzir a questão ambiental, tendo o conhecimento de quem está na área. O projeto Semeando Sustentabilidade vai nos ajudar nesse propósito”, afirmou.

O economista Jorge Werley, explicou que a função do MDA é garantir créditos para a atividade rural. “O projeto Semeando Sustentabilidade vai mostrar que é possível sobreviver com a floresta de forma sustentável”, disse.

Os seminários tiveram apoios das prefeituras de Cujubim e de Itapuã do Oeste que estão envolvidas no projeto. O prefeito de Cujubim, Ernam Amorim, informou que já adquiriu o terreno para a implantação de um viveiro naquele município.!

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »