Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O QUE MUDA NO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE?

A nova etapa do Projeto Semeando Sustentabilidade amplia os benefícios para os produtores rurais de Itapuã do Oeste e Cujubim. Diante da grande demanda para recuperação de áreas, na primeira etapa, o CES Rioterra ampliou de 36 para até 100 hectares o número de áreas que serão recuperadas ou reconvertidas.

Outro ponto que também mudou foi o foco dos trabalhos de recuperação. Anteriormente o objetivo era a recuperação de matas ciliares. Contudo, como visamos não apenas o retorno ambiental, mas o econômico àqueles que desejam adequar ambientalmente suas terras, passaremos a realizar trabalhos de recuperação de áreas em reservas legais, onde há maior flexibilidade para inserção de atividades econômicas. O método de plantio será o Sistema Agro-Florestal (SAF) que consorcia espécies frutíferas e pequenos animais com espécies madeireiras.

Para participar do projeto a adesão continua sendo voluntária, através do Banco de Áreas. Dentre as propriedades cadastradas, serão selecionadas aquelas que receberão os experimentos do projeto. Além da recuperação, o CES Rioterra proverá assistência técnica, cercamento e correção de solos. Nesta etapa, previu-se a implantação de experimentos irrigados. Sabemos que o número de propriedades atendidas não é suficiente para recuperar todo o passivo ambiental da região. Assim sendo, previmos apoio às propriedades cadastradas que não integrarem as áreas experimentais. Elas receberão gratuitamente mudas e assistência técnica.

Além de todos esses benefícios, o Projeto Semeando Sustentabilidade continua com os cursos, ações de comunicação voltadas a informar os agricultores sobre as questões de produção e meio ambiente, geração de empregos e promoção de fontes de renda para as pessoas atendidas, como os quintais produtivos.

Essas mudanças foram pensadas para tornar o projeto cada vez mais atrativo aos agricultores, devido as vantagens econômicas, possibilidades de regularização ambiental, acesso a crédito e, consequentemente, valorização de suas áreas.

Rioterra © 2024. Todos os direitos reservados.

Translate »