O Centro de Estudos Rioterra promoverá nos dias 15, 16 e 17 de maio o II Seminário: Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia. O evento, patrocinado pela Petrobras, será no auditório da Unir Centro, em Porto Velho, e reunirá especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais para debater temas relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia.
Veja abaixo a programação do seminário.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de maio
19:30 – Alexis Bastos (Centro de Estudos Rioterra)
Coordenador de programas do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA. Bacharel e Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia pela UFPR. Pesquisa dinâmicas de antropização regionais, relacionando seus reflexos para estabilidade de sistemas ambientais físicos amazônicos. Atua há mais de 14 anos em questões relacionadas ao desenvolvimento socioambiental e gestão territorial na Amazônia.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4899342410831886
Título da palestra – Projeto Semeando Sustentabilidade – Alternativas de Uso do Solo e Fixação de Carbono para a Amazônia
20:10 – Carlos Sanquetta (Universidade Federal do Paraná/UFPR)
Doutor em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais pela United Graduate School of Agricultural Sciences, Japão. Pós-doutorado pela Japan Society for the Promotion of Science, Japão em Manejo de Ecossistemas. Professor da UFPR, Departamento de Ciências Florestais. Pesquisador nível I-A do CNPq. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC e especialista da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas – UNFCCC. É autor de 15 livros e mais de 400 trabalhos técnico-científicos.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/9641517111540508
Título da palestra – Mudanças Climáticas e o novo relatório do IPCC
COQUETEL DE ABERTURA
Dia 16 de maio
14:15 – Abertura do evento (2º dia)
14:30 – Marcelo Gama (Sistema de Proteção da Amazônia/SIPAM)
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Especializado em Uso de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas para o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico pela Universidade de Rondônia (1996). Atualmente é meteorologista do Ministério da Defesa, Sistema de Proteção da Amazônia.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/5924805322499312
Título da Palestra – Rondônia no Contexto das Mudanças Climáticas
15:15 – Mariama Vendramini (Biofílica Investimentos Ambientais)
Administradora Pública formada pela FGV-EAESP e possui MBA em Sustentabilidade pela mesma instituição. Anteriormente, Mariama foi consultora de gestão, liderando projetos em planejamento estratégico, branding e sustentabilidade na Vallua Consultoria. Também atuou no Itaú Unibanco, Credit Agricole Brasil, Ernst & Young e Planner Corretora, locais onde participou da gestão de fundos de investimentos, projetos de fusões e aquisições e operações financeiras estruturadas.
Título da Palestra – O desenvolvimento do mercado de créditos ambientais – carbono e reserva legal.
16:00 – Eliezer de Oliveira (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM)
Gestor Ambiental, pós-graduando em Saneamento e Tecnologia Ambiental. Atua há 10 anos na área socioambiental em Rondônia. Coordenador Estadual de Educação Ambiental pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM
Título da Palestra – Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica.
16:45 – Intervalo (Coffee-break)
17:15 – Ivaneide Bandeira (Associação de Defesa EtnoAmbiental Kanindé)
Indigenista, formada em história com mestrado em Geografia. Atua como pesquisadora na Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé em projetos de Gestão de Territórios Indígenas, etnozoneamento, Plano de Gestão, Plano de Manejo. Assessora tecnicamente o projeto “Carbono Florestal Surui”, primeiro projeto de REDD+ com povos indígenas no Brasil.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/1921877622962105
Título da Palestra – Repartição de benefícios em projetos de REDD+
18:00 – Marcelo Ferronato (Ação Ecológica Guaporé/ECOPORÉ)
Biólogo pela Universidade Federal de Rondônia desde 2006, especialista em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente é presidente ONG Ecoporé e Coordenador do Projeto Viveiro Cidadão. Experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente com comunidades Indígenas, tradicionais (extrativistas, Ribeirinhos e Pescadores) e Agricultores familiares, visando à sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Realização de estudos técnicos ligados à biologia da conservação, Ecologia e Zoologia e Consultoria ambiental na realização de trabalhos voltados ao processo de licenciamento ambiental, elaboração de relatórios ambientais e proposição de medidas mitigatórias de impactos ambientais.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/7843921080156608
Título da palestra – Atuação do Projeto Viveiro Cidadão na região da Zona da Mata de Rondônia
18:40 – Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de Almeida (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC)
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1975), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1981), doutorado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (1991). Atualmente é Fiscal Federal Agropecuário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase nas áreas de recursos genéticos, melhoramento do cacaueiro e sistemas agroflorestais, com atuação na Amazônia desde 1971.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8374129424228925
Título da palestra – Sistemas Agroflorestais como Alternativa de Verticalização da Produção para o Desenvolvimento Sustentável.
19:20 – Intervalo (Coffee-break)
19:40 – Philip Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA)
Doutor em Ciências Biológicas – University of Michigan- Ann Arbor. Pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Pesquisa capacidade de suporte de agro-ecossistemas tropicais para populações humanas e estuda impactos e perspectivas de desenvolvimento na Amazônia, inclusive mudanças ambientais. Vencedor do Prêmio da Fundação Conrado Wessel na área de Ciência Aplicada ao Meio Ambiente (2004). Vencedor do prêmio Chico Mendes/MMA (2006) na área de Ciência e Tecnologia. Neste mesmo ano foi identificado pelo Instituto de Informações Científicas (Thomson-ISI) como sendo o segundo mais citado cientista no mundo na área de aquecimento global.
Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/3176139653120353
Título da palestra – “Mudanças do Clima e Impactos na Amazônia”.
Dia 17 de maio
Visita técnica ao projeto Semeando Sustentabilidade em Itapuã do Oeste.