Foi aberta no dia 3 de junho, na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM, mais uma semana repleta de atividades em alusão ao dia do Meio Ambiente, comemorado hoje, dia 5. Esta seria apenas mais uma data comemorativa dentre tantas relacionadas a questões ambientais não fosse o importante passo dado pelo Estado e sociedade civil organizada na busca por ações concretas em prol de melhorias para o setor.
Com a presença e testemunho do governador do Estado, Sr. Confúcio Moura, SEDAM e CES Rioterra assinaram um termo de cooperação técnica que tem como objetivo o estabelecimento de programas de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de extensão, pesquisa aplicada, desenvolvimento de estágios, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias.
Dentre as ações prioritárias destacam-se as voltadas à regularização ambiental de propriedades rurais, através do Cadastramento Ambiental/Rural e recuperação de áreas alteradas ou degradadas. Para consecução destes fins, uma série de ações de educação ambiental e capacitações já estão programadas. Além destas, ações de combate as queimadas serão intensificadas nos municípios onde o CES Rioterra atua, como parte da campanha de prevenção as queimadas lançada do governo estadual em 2013.
“Precisamos de mais ações concretas e menos discursos na área ambiental”, disse o governador Confúcio Moura em seu discurso. O termo assinado é uma prova de ação concreta neste sentido. Além disso, mostra que este é realmente o governo da cooperação, que sabiamente une diferentes atores sociais para atingirem um fim comum: proporcionar maior qualidade de vida para as pessoas de Rondônia.