Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

AÇÕES DO PROJETO SEMEANDO SÃO DISCUTIDAS EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

20141204_081011
Alexis Bastos ( CES Rioterra )

O artigo “Influência do Desmatamento na Classificação da Vulnerabilidade Natural à Erosão no Sudoeste da Amazônia”, escrito por Alexis Bastos, Fabiana B. Gomes, Abimael Ribeiro do CES Rioterra e Vanderlei Maniesi, da Universidade Federal de Rondônia, foi selecionado e apresentado no VIII Simpósio Latino Americano de Geografia Física e IV Simpósio Ibero Americano de Geografia Física, realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro na cidade de Santiago, Chile.

20141204_071627
Fabiana B.Gomes (CES Rioterra)

O artigo trata de estudos realizados sobre as consequências do desmatamento nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim/RO decorrentes da execução do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. “Este tipo de estudo pode ser um grande aliado de órgãos que atuam no planejamento no tocante as questões ambientais. Ele mostra que áreas são mais suscetíveis a erosão e quais são mais resistentes. Assim planejadores podem ter um elemento importante para, por exemplo, definir locais onde criar assentamentos ou unidades de conservação”, destacou Fabiana B. Gomes, uma das autoras do estudo.

“Acreditamos ser importante em tempo de mudanças climáticas, darmos passos rumo a ações que permitam planejar uso e ocupação dos solos na Amazônia. Estamos cansados de assistir a propostas que não consideram as questões ambientais, altamente danosas ao meio e que geram apenas pobreza. Com subsídios como este criamos possibilidades para o estabelecimento de políticas públicas baseadas em técnicas que ajudam a enfrentar tais problemas”, comentou Alexis Bastos.

O CES Rioterra, além de publicar estudos em importantes eventos nacionais e internacionais como este que dialogam com o tema de mudanças climáticas, estão empenhados em capacitar os gestores municipais e de órgãos ambientais para que saibam como utilizar tais ferramentas postas a serviço da sociedade. Para o ano de 2015 estão previstos novos cursos na área ambiental e de geoctenologia.

20141203_104924

Rioterra © 2025. Todos os direitos reservados.

Translate »