O Centro de Estudos Rioterra realizou nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Dois de Julho/ASPRODOIS, no município de Cujubim, um curso com o tema “Recuperação e Manejo de Áreas Degradadas”. Este curso faz parte das ações do Projeto “Quintais Amazônicos”, que é apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia.
Durante o curso foram realizados debates e oficinas sobre tipos de degradação e formas de recuperação de áreas degradadas, à exemplo do uso de Sistemas Agroflorestais (SAFs), bem como a importância, frente aos órgãos ambientais, de se regularizar ambientalmente.
“Não adianta você querer recuperar uma área que foi degradada sem ter amor pela propriedade, pois para plantar você precisa ter amor e cuidado com as plantas, pois isso vai ficar para nossos filhos e netos”, disse Cleusa Rodrigues dos Santos, agricultora.
“Recuperar uma área com plantas produtivas vai ajudar na renda, vai valorizar a propriedade. Eu sei que logo no início terá trabalho, mas essa área que será recuperada é uma aposentadoria garantida”, disse Elisângela da Silva, agricultora.
Os agricultores tiveram a oportunidade de entender as principais causas de degradação do solo, bem como as práticas sustentáveis para a mitigação desses impactos ambientais. Outro objetivo do curso foi mostrar a importância dos tratos culturais a serem implementados nas áreas em recuperação, para que haja um bom desenvolvimento das plantas e consequentemente, um bom retorno econômico e ambiental dessas áreas.