Encontro na capital de Rondônia reuniu beneficiários de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo
Entre os dias 13 e 15 de setembro (2017), o Centro de Estudos Rioterra reuniu agricultores dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo para avaliação do Projeto “Semeando Sustentabilidade”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
O objetivo da atividade foi realizar uma discussão sobre as diversas áreas de atuação do projeto, avaliando cada uma com o objetivo de destacar os pontos positivos e negativos, bem como as lições aprendidas. O resultado dessas discussões será sistematizado em uma publicação para que possa circular na sociedade e disseminar as práticas do projeto.
Foi elaborada uma programação que garantiu através de atividades lúdicas, a imersão e envolvimento dos agricultores na avaliação. Em grupos, os agricultores trabalharam o histórico de intervenção do projeto, onde construíram uma linha do tempo, expuseram suas experiências, além de debater as lições aprendidas e perspectivas de ações para o projeto.
O agricultor Natanael Alves da Silva, do acampamento Sol Nascente, de Cujubim, elogiou a iniciativa da Rioterra. “A gente fica feliz em saber que com a nossa participação vai poder organizar os próximos eventos. É muito orgulho prá gente, poder participar desta avaliação que não vai servir só prá mim, mas para outras pessoas. Achei muito importante a Rioterra lembrar da gente, fazer o convite e a gente estar aqui e poder avaliar um projeto deste tamanho”, afirmou.
Para o agricultor, “o Projeto Semeando Sustentabilidade não mudou só a minha vida, mas a vida da minha família e de muitos amigos meus que trabalham lá. Nós participamos de uma associação mais voltada para as mulheres. A minha esposa é da diretoria da associação e através do projeto a gente conseguiu se organizar e receber informação para que pudesse trabalhar uma gestão com mais qualidade, instruindo as pessoas sobre a melhor forma de se adequar a cada tipo de atividade.
O agricultor Francisco Teixeira, mais conhecido como Chico Teixeira, que mora na linha 177 da gleba Cajueiro, em Itapuã do Oeste, considera que “o projeto Semeando Sustentabilidade foi enviado por Deus, porque usou pessoas inteligentes, de cabeça, responsáveis, que vieram resgatar aquilo que o homem do campo, vem perdendo ao longo do tempo, que é aprender a lidar com o solo, com as plantas, como melhorar a renda para as pessoas. Então o projeto nos trouxe muito êxito. Inclusive eu sou testemunha disso, porque a primeira vez eu pensei: será que vai dar certo? Mas, olha, de 2016 prá cá eu vi que disparou este projeto e tem me trazido, graças a Deus, muita esperança. Muito bom”, concluiu.
O agricultor Adão Prado Barbosa, do assentamento 2 de Julho, em Rio Crespo, agradece o trabalho realizado pela Rioterra através do projeto Semeando Sustentabilidade. “O projeto foi muito importante na minha vida na questão de aprendizagem, porque aprendi formas de trabalhar na terra que eu não sabia. Foi importante para mim e para a minha esposa. Tenho uma pequena propriedade onde eu consigo fazer um trabalho muito importante, sendo que foi graças à Rioterra que eu aprendi a trabalhar nela”.
“Essa avaliação além de mostrar de uma forma panorâmica como as atividades propostas impactaram os agricultores, evidenciou oportunidades de atuação para proposição de novos projetos em prol da agricultura familiar do Estado”, disse Alexandre Queiroz, Educador da Rioterra.