O projeto Agro Verde, realizado pela Rioterra e Reforestaction, com apoio financeiro do Amazon Biodiversity Fund/ABF, em parceria com a SEDEC/RO, está transformando a realidade dos produtores da Amazônia. A iniciativa visa recuperar 2.000 hectares de áreas degradadas, oferecendo aos produtores locais mudas nativas, adubo, estacas e arames para cercas, além de toneladas de calcário para recuperar as suas pastagens.
Um dos beneficiados por essa ação é o produtor Almir Costa dos Santos. Ele acaba de receber 3 toneladas de calcário, além de 2 mil mudas, adubo e todo o material necessário para cercar e proteger as mudas recém plantadas. Além disso, Almir recebeu treinamento especializado do time de extensionistas rurais da Rioterra para garantir que o plantio e a manutenção das mudas sejam feitos de forma correta.
E sabe o que é mais impressionante? Almir não precisou desembolsar um centavo para ter acesso a esses recursos. O projeto possibilita que ele recupere sua terra e, no futuro, receba pagamento por serviços ambientais (PSA) através de créditos de carbono. Isso significa que ele está contribuindo para a preservação do meio ambiente e ainda será recompensado por isso.
Com a recuperação das áreas degradadas, o projeto também ajuda a melhorar a retenção de água no solo, beneficiando tanto a agricultura quanto a pecuária, garantindo mais produtividade e sustentabilidade para os produtores.
Agro Verde é mais que um projeto de recuperação ambiental. É uma transformação social, econômica e ecológica.