O Centro de Estudos Rioterra em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e a colaboração da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, realizou em Machadinho do Oeste, entre os dias 24 e 26 de março de 2015, o curso “Agroecologia e Permacultura”, na Escola municipal Bom Futuro. A atividade é um dos benefícios oferecidos aos agricultores pelo projeto “Quintais Amazônicos”, que tem apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.
O curso contou com a participação de agricultores familiares e educadores da área rural e urbana do município, e teve como objetivo formar multiplicadores de boas práticas de uso da terra para atuarem junto às associações e escolas em suas respectivas comunidades, disseminando conhecimento e experiências ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais.
Durante os 03 dias do curso, os alunos foram levados a refletir sobre como utilizam os recursos naturais, seus impactos sobre os serviços ambientais e como podem conciliar sua produção e manter esses serviços. Ao longo desse período, discutiu-se, de forma participativa, a necessidade de mudança para uma agricultura sustentável. Os alunos puderam compreender que a manutenção das atividades agrícolas está condicionada ao manejo adequado dos recursos naturais, e que a qualidade do solo, da água e da microfauna de uma região é um fator determinante para sua produtividade. Também aprenderam sobre técnicas agroecológicas como compostagem para a adubação orgânica, a produção de inseticidas naturais, biofertilizantes e o plantio consorciado através de Sistemas Agroflorestais – SAFs.
Ainda durante o curso, os participantes visitaram o Campo Experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em Machadinho do Oeste e uma propriedade rural do entorno do município, para conhecer os modelos de SAFs e como eles podem contribuir para a manutenção dos serviços ambientais e geração de renda da propriedade através do consórcio de espécies florestais como a castanheira e a andiroba, com espécies agrícolas como o café, a banana, e outras espécies frutíferas.
Confira algumas fotos do evento em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/CESRioterra